Cachorra morre após proteger corredora de ataque de urso

Cachorra morre após proteger corredora de ataque de urso
Foto: Cortesia Linda Behnken

Durante uma década, Linda Behnken correu quase todos os dias nas estradas e trilhas ao redor de sua casa em Sitka, no Alasca, com sua cachorra, Rascal. Mas em 4 de maio, Rascal morreu de maneira trágica, após proteger Behnken de um urso marrom.

Behnken, de 57 anos, trabalha como pescadora comercial e costumava fazer corridas de trilha na companhia de Rascal. Com o cão ao seu lado, Behnken escapou com segurança de encontros com ursos em várias ocasiões anteriores. “Ela era uma cachorra super inteligente e muito leal”, disse Behnken.

O dia começou como muitos outros. Com quase 11 anos de idade, Rascal já não acompanhava Behnken em todas as corridas. Mas, naquela manhã, ela estava ansiosa para sair, contou Behnken à Runner’s World.

A dupla saiu de casa por volta das 6 horas da manhã. Juntas fizeram uma trilha em Mount Verstovia, uma rota que elas já conheciam. Na volta, no entanto, Behnken viu o urso. Rascal imediatamente enfrentou o animal. A corrida afirma ter tentando distrair o animal, gritando e atirando pedras. Aparentemente, não são comuns ursos nessa área nessa época do ano.

O urso finalmente abandonou a luta, mas deixou Rascal gravemente ferida. Behnken ligou para o marido e mandou uma mensagem algumas amigas. Junto com Rascal, ela esperou por alguém, mas ainda na presença do urso. “Eu sabia que ele estava com uma arma, mas não sabia o que o urso faria”, disse Behnken.

Corredor conta como matou onça-parda durante corrida

Cachorra morre após proteger corredora de ataque de urso 2
Foto: Cortesia Linda Behnken

Quando o marido de Behnken chegou, o urso voltou para a floresta e os dois levaram Rascal para casa. Outras pessoas que faziam a trilha foram escoltadas pela polícia local.

Mais tarde, Rascal acabou morrendo por conta dos ferimentos.

Behnken disse que voltará a correr, mas deixará Mount Verstovia até que o urso não seja mais uma ameaça. Agora, todavia, ela corre com grupos e passou a assumir alguns outros cuidados, como fazer mais barulho ao longo da trilha e carregar um spray para afastar ursos.

“Todo mundo dos riscos já que estamos em uma país com ursos. Mas os cães adoram e muitos cachorros não praticam tanto exercício quanto gostariam”, afirmou Behnken. “Minha cachorra era super bem treinado. O que importa para mim é que ela fez tudo certo e era uma cachorra incrível.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here