Cãibra na perna durante a noite: como parar e como prevenir

A dor da cãibra que vem de repente no sono pode ser evitada com algumas técnicas e cuidados

Por Emily Shiffer

Não existe consenso científico em relação à causa da cãibra noturna na perna. O que todo mundo que já sofreu com isso concorda é que a dor é forte e vem de repente durante o sono. Ainda bem que existem técnicas que podem ser usadas para prevenir as cãibras, e outras que ajudam a parar a dor rapidamente.

Como parar a cãibra:

Segundo o neurologista Michael Jaffee, “a cãibra noturna dura em média nove minutos, deixando o músculo dolorido por horas e um possível desconforto por até alguns dias”. Ele recomenda, para cessar a dor na perna, o alongamento do músculo afetado no momento da cãibra: “puxe os dedos do pé da perna afetada em direção à cabeça, mantendo o joelho esticado”.

Outras recomendações são a mudança de temperatura – um banho quente ou gelado – além de manter-se bem hidratado, tomando bastante água. Além disso, um curioso estudo divulgado em 2010 surpreendeu e colocou suco de picles, produto bem pouco comum no Brasil, como um possível tratamento imediato para a cãibra.

Como prevenir a cãibra:

Diariamente, é importante realizar exercícios de alongamento nos músculos posteriores da perna. Outra dica é fazer um treino bem leve (velocidade baixa) em uma bicicleta ergométrica antes de deitar, para relaxar os músculos da perna.

Prevenção com medicamentos é uma sugestão, como a suplementação das vitaminas B e E, e outros remédios que podem ser recomendados pelo médico caso as cãibras tornem-se muito frequentes. Por último, nunca deixe os lençóis muito presos no pé da cama para não forçar os músculos da perna durante o sono.