COI confirma bronze para o Brasil

Revezamento feminino 4x100m herda medalha de Pequim 2008 após doping russo

Foto: Washington Alves/COB.

Está confirmado: o Brasil herdou o bronze no revezamento feminino 4x100m da Olimpíada de Pequim-2008. O Comitê Olímpico Internacional (COI) oficializou a mudança esta semana, após pedido do comitê brasileiro feito em agosto devido ao doping de uma corredora russa.

O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, José Antonio Martins Fernandes, celebrou a confirmação. “Acompanhamos o caso há tempos e fizemos pedido ao presidente Nuzman para que solicitasse a confirmação da parte do COI, já que entendemos que as atletas da equipe mereciam as medalhas, em função da desqualificação da equipe russa”.

A Rússia foi desclassificada porque Yulia Chermoshanskaya, uma das atletas da equipe de revezamento, foi pega em exame antidoping feito recentemente com material colhido na época. A Bélgica, segundo lugar na prova, receberá o ouro e a Nigéria a prata. O Brasil, quarto colocado, ficará com o bronze.

As atletas brasileiras Rosemar Maria Coelho Neto, Lucimar Aparecida de Moura, Thaissa Barbosa Presti e Rosângela Santos, que competiram em Pequim, devem receber as medalhas de bronze em breve. “Nosso Departamento de Relações com os NOC (Comitês Olímpicos Nacionais) fará contato para organizar a entrega das medalhas”, disse Thomas Bach, presidente do COI, segundo nota do Comitê Olímpico Brasileiro.

Com o bronze, o Brasil passa a ter 16 medalhas no atletismo em Olimpíadas: cinco ouros, três pratas e oito bronzes.