Como ajudar seu intestino

Sua prova é em uma hora e você sabe que precisa ir ao banheiro. Saiba como garantir o número 2 na hora certa

Foto: shutterstock.

Por Amanda MacMillan

Em uma manhã pré-prova perfeita, você acordaria, tomaria café e usaria o banheiro – pelo menos uma vez, mas talvez duas – e, então, seguiria para a largada se sentindo bem, sem se preocupar se vai ter que parar ao longo do caminho para fazer o número 2.

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Mas, algumas vezes, a rotina falha com você. Talvez você esteja viajando e em um fuso horário diferente, talvez sua dieta esteja um pouco irregular ou você está nervoso. Mas, em algumas manhãs, você apenas não consegue ir ao banheiro, não importa o quão fundamental você sabe que isso é para uma boa corrida.

Então o que você faz? Analisamos as últimas pesquisas e conversamos com Felice Schnoll-Sussman, gastroenterologista da Weill Medical College of Cornell University que já completou a Maratona de Nova York, para descobrir. Abaixo, o que a ciência diz sobre como ajudá-lo a ir ao banheiro.

Beba e sente

Muitos corredores juram que sua xícara matinal de café é o que ajuda seu intestino a funcionar – e, embora os cientistas ainda não sabem exatamente por que o café funciona dessa forma, pelo menos um estudo encontrou que parece levar a “uma vontade de defecar”. (É improvável que a cafeína seja a responsável, pois até mesmo cafés descafeinados tem esse efeito).

Mas Schnool-Sussman afirma que qualquer bebida quente pode ajudar a estimular o intestino, incluindo chá ou até mesmo água quente. “O líquido quente age como vasodilatador”, ela diz. “Ele alarga os vasos sanguíneos do sistema digestivo e ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo e a atividade gastrointestinal”.

A médica aconselha corredores a beberem algo quente pela manhã e, então, sentarem no vaso sanitário por algum tempo. “Só o ato de sentar lá por alguns minutos pode criar a vontade de ir, mesmo que você não sinta que precisa no momento”.

Movimente-se

Atividade física pode antecipar a pausa para o banheiro, o que é uma boa razão para aquele aquecimento antes de uma prova. “Antes de você sair para um treino de alto esforço, eu sugiro se exercitar um pouco para ajudar a estimular o intestino”, explica Schnoll-Sussman.

Se você está tentando usar o banheiro no conforto da sua casa ou quarto de hotel, tente subir e descer as escadas em ritmo leve ou fazer alguns alongamentos dinâmicos. Já está na largada da prova? Dê algumas passadas para aquecer enquanto você ainda está perto dos banheiros químicos.

Acorde mais cedo

“Tenha certeza de que você acordará cedo o suficiente na manhã da prova para passar por toda sua rotina matinal, incluindo tempo para o banheiro”. Pessoas correndo em fusos horários diferentes, ela acrescenta, devem tentar manter ao máximo seu cronograma natural, ou seja, o horário de onde moram, caso não tenham tido tempo para se acostumar.

Tente uma massagem

Um estudo recente da UCLA sugere que aplicar pressão leve no períneo – a área entre suas genitais e ânus – podem ajudar pessoas que sofrem de constipação. Embora ainda não seja um tratamento recomendado por médicos (e não seria o principal conselho da médica para corredores que não tem problemas em fazer cocô normalmente), Schnoll-Sussman diz que pode ser útil para pessoas com condições médicas específicas. “Pode valer a tentativa se você estiver com o intestino preso”, diz – e enquanto pode ser um pouco estranho, mal não vai fazer.

Em caso de emergência: supositórios?

Alguns corredores já admitiram usar supositórios de glicerina em manhãs pré-prova particularmente desesperadoras. Mas a médica não recomenda, especialmente se você nunca tentou um antes. “O tempo que leva para um supositório fazer efeito varia bastante de pessoa para pessoa. Pode funcionar de 15 a 20 minutos ou demorar horas – então, se você fizer na manhã da corrida, corre o risco de começar a correr antes que funcione”. Se o corredor realmente quiser utilizar um supositório, ela recomenda fazer isso na noite anterior à prova ou pelo menos não tentar pela primeira vez no dia do evento.

O que ter em mente para a próxima vez

Consumir o suficiente de fibras é importante nos dias e semanas antes da prova para manter a digestão regular e prevenir constipação. Mas, no dia da prova, ingerir mais fibras do que o normal pode causar diarreia, então não coma (ou beba) grandes quantidades nessa manhã, especialmente se não estiver acostumado com isso.

Manter-se hidratado também é fundamental – principalmente se você estiver viajando. “A constipação ocorre quando as fezes estão muito secas para se mover pelo corpo facilmente, então beber bastante água sempre pode ajudar”. Hidratar-se sempre e ingerir uma bebida quente na manhã da prova é a melhor forma de garantir que você estará pronto para ir ao banheiro quando precisar.

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  • Laercio Cruvinel

    Relativamente a ajudar o intestino, a dica de bebida quente combina com minha rotina. Além disso, tomo um probiótico antes de deitar e, quando com demora no vaso, uso a ducha higiênica para ajudar, injetando e expelindo a água.