Coronavírus: Mundial de Atletismo é adiado

Por Taylor Dutch, da Runner's World US

Campeonato Mundial de Atletismo foi cancelado
Foto: Shutterstock

A World Athletics decidiu tomar uma decisão a respeito da rápida disseminação do coronavírus. O Campeonato Mundial de Atletismo foi adiado. Ele aconteceria na cidade de Nanjing, na China.

Leia mais

+ Coronavírus: Maratona de Hong Kong é cancelada
+ Coronavírus: o que corredores precisam saber
+ Saiba os benefícios do gengibre e confira receitas

O evento estava originalmente programado para acontecer de 13 a 15 de março, mas agora acontecerá em 2021. A decisão foi anunciada na quarta-feira (29) pelo órgão internacional de atletismo em resposta ao surto da doença. Ela aparentemente foi originado em Wuhan, China, a cerca de 530 quilômetros de distância de Nanjing.

“Sabemos que a China está fazendo todo o possível para conter o coronavírus e os apoiamos em todos os seus esforços. Mas é necessário fornecer aos nossos atletas, federações membros e parceiros segurança contra algo que é complexo e rápido”, declarou a World Athletics em um comunicado à imprensa.

Com o respaldo da Organização Mundial da Saúde (OMS), a equipe médica da World Athletics afirmou que a “disseminação do coronavírus na China e fora do país ainda está em um nível preocupante. E ninguém deve ir seguir com nenhum grande evento que pode ser adiado.”

O anúncio veio depois de vários cancelamentos de eventos esportivos feitos após preocupações com o surto de coronavírus na China.

Mundial de Atletismo foi adiado: entenda a decisão

No domingo, a Associação Asiática de Atletismo (AAA) cancelou o Campeonato Asiático de Atletismo, originalmente agendado para os dias 12 e 13 de fevereiro em Hangzhou, China. A Maratona de Hong Kong, que estava marcada para 8 de fevereiro, também foi cancelada. Os organizadores da corrida prometeram reembolsar as taxas de inscrição para os 70 mil participantes. E o Tour de Hainan — uma prova de ciclismo de uma semana de duração (e que começaria no dia 23 de fevereiro) — também não vai acontecer.

A China, até agora, tem mais casos de coronavírus do que a SARS, uma infecção respiratória que matou 774 pessoas em 17 países em 2002 e 2003, segundo o The New York Times. Até agora, o coronavírus matou mais de 130 pessoas, de acordo com estatísticas oficiais chinesas obtidas pelo jornal. Mas o número real provavelmente é muito maior. No total, existem 6.065 casos confirmados em todo o mundo.

No domingo (26), a World Athletics disse ao The Guardian que estava monitorando a situação “com cuidado”. E discutindo a possibilidade de adiar o evento com a OMS.

Depois que o Mundial de Atletismo foi adiado, um campeonato que acontece a cada dois anos, a World Athletics está agora determinando onde e quando ele ocorrerá ano que vem.

“Gostaríamos muito que a cidade de Nanjing sediasse o Campeonato. Principalmente devido aos extensos planejamento e preparação que eles tiveram. Optamos por não cancelar o evento, já que muitos de nossos atletas gostariam que ele acontecesse. Por isso, trabalharemos agora com nossos atletas, nossos parceiros e o comitê organizador de Nanjing para garantir uma data em 2021”, afirmou a World Athletics.