Corrida virtual pelo fim do incêndio na Austrália

Por Andrew Dawson, da Runner's World EUA

Corrida pelo fim do incêndio na Austrália
Shutterstock

Corredores australianos estão chamando a comunidade de corrida global para tomar uma atitude quanto às queimadas na Austrália.

O fogo começou em julho do ano passado e piorou com as condições climáticas do verão, particularmente em Nova Gales do Sul, que foi a área mais atingida, com mais de 2.000 casas destruídas ou danificadas. Em todo o país, mais de 20 pessoas foram mortas e milhões de animais foram afetados ou morreram nos incêndios.

Adidas e Parley lançam corrida virtual

4 dicas para ser mais feliz na corrida em 2020

Em resposta, a atleta de resistência Samantha Gash, 35, da Austrália, queria fazer algo enquanto o mundo observava sua terra natal queimar.

“No ano novo, eu estava colada à TV, assistindo tudo se desenrolar”, disse Gash à Runner’s World. “Fiquei pensando: ‘Quais são minhas opções?’ Eu poderia doar para organizações existentes, mas talvez também pudesse me conectar com a comunidade em execução para fazer com que as pessoas contribuíssem diretamente para ajudar os mais necessitados”.

Foi quando ela e seu amigo Nic Davidson tiveram a idéia para o Relief Run, uma corrida virtual que ocorre nos dias 18 e 19 de janeiro e que doa 100% do dinheiro arrecadado para o Australian Red Cross Disaster Relief and Recovery Fund.

O plano inicial era sediar apenas meia maratona, o que poderia ser feito sozinho ou em equipes de duas pessoas, mas Gash também adicionou uma opção de 5K.

Corrida virtual pelo fim do incêndio na Austrália

Gash se uniu ao Strava para criar uma página de desafio que os corredores podem registrar através do site Relief Run. O preço atual da corrida virtual é de 50 dólares, o que lhe dará um código para inserir. No entanto, para não excluir os corredores que desejam fazer uma doação menor, existe um segundo código disponível por um preço mais barato. Para conseguir isso, Gash pede aos corredores que a procurem através da página de contato. Todas as taxas de registro serão doadas inteiramente à Cruz Vermelha da Austrália, que será destinada aos esforços de socorro e às pessoas que foram afetadas pelo incêndio para ajudá-las a reconstruir suas vidas.

“Foram duas pessoas que começaram isso, e isso realmente mostra o poder das bases e dos pequenos movimentos”, disse Gash. “O poder dos corredores é o nosso passo e, com eles, podemos fazer a diferença e fazer valer a pena. É por isso que pessoas de todo o mundo já tentaram contribuir com isso.”

Dentro de 48 horas após o lançamento do site na noite de domingo, a página chegou aos Estados Unidos, Reino Unido, Índia, Irlanda e Genebra. Outros indivíduos e grupos planejaram corridas de grupo em suas comunidades em todo o mundo nos dias 18 e 19 de janeiro. Até os corredores profissionais da estrada, pista e trilha alcançaram o apoio.

Por causa do alcance até agora, o evento arrecadou mais de US $ 200.000 para a Cruz Vermelha da Austrália na noite de terça-feira. O objetivo inicial era arrecadar US $ 250.000.

Como ajudar a Austrália

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por S A M A N T H A G A S H (@samanthagash) em

Gash incentiva qualquer pessoa, grupo ou equipe de qualquer lugar do mundo que queira participar, seja doando, executando ou planejando uma corrida em sua comunidade no fim de semana do evento, a entrar em contato com ela através da página de contato para que possam ser adicionados à crescente lista de cidades participantes em todo o mundo.

“Ouvimos muitas pessoas até agora, incluindo pessoas diretamente afetadas pelos incêndios”, disse Gash. “Essas pessoas nos disseram sobre o peso catastrófico que os incêndios tiveram sobre eles mentalmente e ver o espírito humano se desenrolar é encorajador e dá esperança de reconstrução”.

O que mais está previsto

Também estão previstas corridas na Austrália, incluindo áreas afetadas pelos incêndios. A ultrarunner australiana Lucy Bartholomew está organizando uma corrida na região alpina do país, onde os incêndios florestais cancelaram uma corrida que deveria ocorrer naquele fim de semana. Dessa forma, os corredores ainda podem participar de um evento de corrida, apesar do cancelamento, semelhante ao que o Hardrock 100 Endurance Run fez neste verão, quando a queda de neve histórica cancelou a corrida.
Outros corredores também estão intensificando em meio aos incêndios. Os profissionais australianos Gen LaCaze e David McNeill prometeram doar US $ 1 por cada quilômetro percorrido esta semana à Cruz Vermelha da Austrália. Eles estão pedindo a todos os corredores que pensem em se juntar a eles.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por David McNeill (@rundmc_neill) em

“Cada quilômetro que eu correr essa semana se equivale a 1 dólar em apoio ao fim das queimadas. Vamos se juntar a mim?#kmsforbushfire”