Corridas e viagens: Boston

Palco da maratona mais antiga e mítica do mundo, Boston também traz muitas outras opções de lazer

Foto: shutterstock.

Por Daniela Fescina

Uma das cidades mais antigas dos Estados Unidos, Boston é comumente lembrada pela alta concentração de universidades e jovens, pela mistura do moderno com a clássica arquitetura europeia, por Harvard, pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (IMT). Mas entre nós, corredores, é a cidade da Maratona de Boston. E mesmo que você não pertença ao seleto time de participantes da prova, a cidade vale a visita.

Capital de Massachusetts, ela foi fundada em 1630 por colonos ingleses e se tornou, na época, o maior centro cultural da América Anglo-Saxônica. Por causa da expansão industrial nos séculos 19 e 20, atraiu milhares de imigrantes europeus, em sua maioria irlandeses.

Com mais de 600 mil habitantes, ela é conhecida como a cidade mais europeia dos Estados Unidos por causa das suas construções antigas e muito bem preservadas. Foi lá que surgiram obras fundamentais para o país: o metrô, em 1827, o jardim botânico, em 1837, e o primeiro parque público da América, construído em 1634. Mesmo existindo há séculos, esses locais ainda funcionam perfeitamente.

Leia mais:

Guia de viagens: América do Sul
Em 1967, não permitiram que Kathrine Switzer corresse a Maratona de Boston, mas ela completou os 42 km mesmo assim. Este ano, ela está de volta

Além das boas infraestrutura e educação – são nada menos que 60 universidades por lá –, Boston é muito forte no quesito esporte. Os seus moradores são torcedores fanáticos de basquete, basebol, futebol americano e hóquei.

Por ser uma cidade plana e com 232 km², é possível ir de um lugar para o outro a pé – exceto no inverno, quando a temperatura pode chegar a 20°C negativos. No verão, ela pode subir para os 30ºC, mas não é um fenômeno muito comum. A melhor época para visitar a cidade é o outono, quando há dias amenos, além das bonitas cores amarelas e marrons que aos poucos vão invadindo o cenário.

E, claro, a cidade é o berço da corrida moderna. Criada em 1897, a Maratona de Boston foi a segunda da história: a primeira foi disputada em Atenas, um ano antes (mas em uma Olimpíada). Então, se estamos falando de prova de rua, ela é a mais antiga. E também a mais desejada do mundo, especialmente por exigir tempos classificatórios para a inscrição. Confira a seguir um roteiro para desfrutar dessa cidade tão encantadora.

1Charles River Esplanade

Foto: shutterstock.

Ao longo do rio Charles, que separa Boston de Cambridge, um caminho de quase 10 km permeia as águas. Arborizado, passa pelo Museu de Ciência e pela Boston University Bridge e atrai muitos corredores.

2Maratona de Boston

Foto: shutterstock.

É a corrida de rua mais antiga e desejada do planeta. Os seus 42 km são realizados entre a cidade de Boston e a sua vizinha, Hopkinton. Ela acontece no Dia do Patriota, um feriado norte-americano, que neste ano cai no dia 17 deste mês. Para participar da prova, é preciso estar dentro do índice estipulado para a faixa etária. Para a edição de 2017, por exemplo, o corredor de 18 a 35 anos precisa ter feito, em menos de um ano, o tempo máximo de 3h05 em uma maratona.

O percurso é desafiador: passa por ruas e estradas sinuosas, traz subidas míticas, como a Heartbreak Hill, e uma sucessão de quatro colinas no Km 31. Mas o que a prova possui de difícil tem também de animada. Ao longo do percurso, milhares de pessoas dão apoio aos corredores. A largada é feita na cidade vizinha, na rua principal, seguindo pela rota 135 e passando por pontos históricos, como o Boston College, a Newton Fire Station e o lago Cochituate.

3Boston Common e Jardim Público de Boston

Foto: shutterstock.

Ambos estão localizados no coração da cidade. Criado em 1634, o Boston Common é o parque público mais antigo dos Estados Unidos. Ele possui mais de 20.000 m2 com pistas de corrida, pedalinho, bosques e um vasto gramado e fica aberto 24 horas por dia. Já o jardim público foi fundado em 1837 e abriga mais de 80 espécies de flores e plantas em um belo jardim francês, além de possuir estátuas de bronze e lagoas.
Beacon Street, 69

4Newburry Street

Foto: shutterstock.

É a rua mais badalada da cidade. Ao longo do seu 1,6 km de terreno plano, há lojas de grifes conceituadas, muitos cafés, sorveterias, bares e restaurantes. Só construções inglesas do século 19, como a Emmanuel Church, erguida em 1860, já valem o passeio.

5Boston Burger Company

Foto: divulgação.

Nada como um belo hambúrguer depois de cruzar a linha de chegada, e os do Boston Burger Company são tidos como os melhores da cidade. Além dos seus hambúrgueres artesanais e das várias opções de batata frita, o local ainda oferece muitos rótulos de cerveja.
Rua Boylston, 1.100. Aberto de segunda a sábado das 11h30 às 23h00 e domingo das 12h00 às 22h00.

6Jamaica Plain

Aproveite seu treino para conhecer os restaurantes, lojas, casas e ruas arborizadas do bairro. Outros locais imperdíveis: o jardim botânico Arnold Arboretum e o Jamaica Pond, que abriga um grande lago cercado de trilhas e é bom para correr, pescar e fazer remo.

7Museu de Belas Artes

Foto: shutterstock.

O museu abriga a segunda maior coleção permanente de obras de arte da América, só ficando atrás do Metropolitan Museum of Art de Nova York. Aberto em 1870, ele possui artefatos do Egito Antigo, quadros do impressionismo, uma coleção de obras de arte norte-americana do século 18 e 19, além de 5.000 peças da cerâmica japonesa.
Avenida Huntington, 465. Aberto de quarta a sexta, das 10h00 às 22h00 e de sexta a terça, das 10h00 às 17h00

8Fenway Park/TD Garden

Foto: shutterstock.

O estádio de basebol Fenway Park é a casa do time de Boston, o Red Sox. Inaugurado em 1912, é o mais antigo e ainda em uso da liga profissional. Além de assistir a uma partida, você pode fazer um tour guiado pelo local. Para os fãs do basquete, vale a ida ao TD Garden, o ginásio onde também acontecem os jogos de hóquei no gelo. É sede do time de basquete Boston Celtics e do de hóquei Boston Bruins.
Rua Yawkey Way, 4. Aberto todos os dias das 09h00 às 17h00/Rua Legends, 100. Aberto todos os dias das 10h00 às 18h00

9Universidade de Harvard

Foto: shutterstock.

Fundada em 1636, é a mais antiga e conceituada universidade dos Estados Unidos. O seu campus principal, localizado em Cambridge, possui mais de 85.000 m2. Visite os seus jardins e tire algumas horas para admirar as antigas construções e observar o dia a dia dos estudantes.
Rua Holyoke Center Arcade 1.350, Cambridge

SHARE