Diário de corrida: por que você deveria ter um

por Molly Huddle

diário de corrida
Foto: Shutterstock

Não é tarde demais para começar novos hábitos para marcar o ano novo. Em meio a promessas esperançosas de iniciar um treino consistente ou, finalmente, beber água suficiente, recomendo iniciar um diário de corrida se você estiver procurando perseguir qualquer tipo de meta de corrida em 2020.

Leia Mais
+ Vai fazer o treino de pernas hoje? Inclua estes 2 exercícios
+  4 dicas para ser mais feliz na corrida em 2020
+  Tendências de alimentos saudáveis para 2020

Há os benefícios óbvios em manter um registro de seus treinos e quilometragem, como observar padrões micro e macro em treinamentos que prejudicam ou ajudam suas corridas, mas me vejo voltando ao meu diário para obter muitos outros benefícios.

O diário de corrida tem sido meu companheiro por quase metade da minha vida, desde que eu estava no ensino médio em 2001. Ele viaja na bagagem de mão e dorme ao meu lado na mesa de cabeceira, porque registro o que corro todos os dias antes de dormir durante a noite.

Diário de corrida de papel ou PC?

Eu sempre fui atraída por um modelo de diário de caneta e papel. Isso foi em parte devido ao hábito, já que os modelos on-line não eram nada para mim na virada do ano 2000. Atualmente, uso como complemento o BelieveIAm, que possui artigos sobre definição de metas e outros conselhos úteis (em inglês) além do espaço de diário.

Mas ainda sinto que processo melhor as informações quando as escrevo. Isso me faz desacelerar um pouco e tem mais impacto para mim ler as coisas em cópia impressa. Além disso, manter o diário físico é um hábito mais fácil de sustentar para mim. Pelo computador ou celular, a falta de bateria ou falhas no aparelho viram desculpas.

O que registrar no diário de corrida

Certa vez, abri o registro de um amigo e vi vários números de quilometragem, sem nenhuma divisão ou anotação. Talvez tenha sido o suficiente para movimentar a memória desse corredor, mas acho que os benefícios do diário são da natureza “você colhe o que planta”. O que você inclui no registro define o valor daquilo para você. E refletir sobre isso é onde você descobre o significado e os padrões.

Eu acho que os diários foram feitos para serem relidos. Comparar exercícios anteriores é uma das maneiras pelas quais acho o diário útil. Entendo por que algumas pessoas não gostariam disso. Lembre-se de que cada estação é diferente e que não há prêmios para o “melhor treino de todos os tempos”. Olhar para trás me ajuda a saber o que estou pronta para fazer antes de ir para uma corrida ou mesmo para um novo bloco de treinamento.

Diário de confiança

Isso é especialmente útil em tempos de incerteza. Lembro-me de que antes de ir para o recorde americano na meia maratona de 2018, não tinha certeza se poderia fazê-lo. Eu estava sentindo o começo de um resfriado antes da corrida e nunca corri o tempo todo, em vez de taticamente, uma meia maratona antes. Ler os últimos dois meses do meu diário na noite anterior à corrida foi uma maneira de ver que eu estava preparada para fazer aquilo. Eu senti como se tivesse preparado o caminho mental, graças a ter lido o que saiu bem no treinamento, em vez de ter ido para a cama repensando as poucas maneiras em que eu poderia falhar. Acabei correndo 67:25 e estabeleci o recorde americano.

Esse é também o pensamento por trás da ideia de um diário de corrida: anotar seu desempenho nos treinos, que pode ser uma coisa separada ou integrada ao seu diário de treinamento. Além disso, é bom ler o histórico do seu treino, porque o que você prescreve por um plano ou treinador e o que você realmente faz no treinamento geralmente são diferentes, portanto, lembre-se de como as coisas realmente foram.

Eu também tive corridas ruins, como a Maratona de Nova York de 2016. Na minha estreia em maratona, fiquei em terceiro em 2:28:13. Ler o diário ajudou a me lembrar que as coisas não precisam ser perfeitas para o dia da corrida para ter uma vantagem. Eu considerei não correr Nova York em 2018 porque não estava realizando bons treinos. Mas, olhando para trás no meu diário, lembrei-me de que eu tinha feito muito mais quilometragem do que em 2016, então, embora eu ainda precisasse rezar aos deuses por novas pernas no dia da corrida, eu estava mais do que preparada para fazer isso. Eu terminei em um tempo de 2:26:44, quase 90 segundos mais rápido do que dois anos antes. Foi um dia ótimo e estou feliz por ter aparecido, então obrigado, diário!

Registrando a jornada

Ler e refletir sobre a jornada é um passo importante para avaliar os próximos passos, decidir como você se sente em relação às corridas anteriores e sobre o que está fazendo como um todo. Basicamente, um diário de corrida possui muitos dos benefícios de um diário regular do tipo “querido diário” para mim, especialmente porque a corrida está tão entrelaçada com o resto da minha vida.

Encontrar padrões, acompanhar o progresso e fornecer um pequeno espaço em branco de prestação de contas são todas as principais vantagens de acompanhar seu treinamento. O diário de corrida pode ajudá-lo a mapear seu ano e lembrá-lo de referências. Você pode inspirar-se e confiar na preparação e no trabalho realizado pelo seu eu anterior, para caminhar (ou correr) para seu eu melhor.

______________

Molly Huddle é duas vezes atleta olímpica e detém o recorde estadunidense de 10.000 metros e meia maratona.