Frio sem preguiça: 5 dicas para treinar nas férias

Veja como conseguir treinar nesta época do ano

Créditos: Maridav/Shutterstock

O mês de julho é o momento perfeito para relaxar e aproveitar aquela preguiça. Ainda mais porque treinar no frio acaba sendo difícil para algumas pessoas.

Mas para manter a saúde e a boa forma precisa é preciso tomar alguns cuidados para a rotina não afetar o ritmo dos treinos.

Por isso, o especialista Fábio Arruda, educador físico da academia Bluefit, dá 5 dicas essenciais para animar o corpo nessa época do ano.

Dicas para treinar no frio

1Tenha companhia

As férias representam a oportunidade perfeita para convidar um ou mais amigos a treinar juntos, de acordo com Fábio.

“A companhia é benéfica em muitos sentidos. Os colegas podem ajudar na execução das atividades dos companheiros. Além disso, podem incentivar o outro a iniciar e manter uma rotina mais saudável a partir dos exercícios”.

2Comece agora mesmo

Se o objetivo é estar com o corpo e a mente 100% para o verão, o ideal é não deixar as séries de treinos para depois.

“Os resultados da prática da atividade física não são imediatos, por isso não espere o clima quente chegar para começar. O inverno é o momento onde devemos intensificar ou aproveitar para inserir a atividade física como rotina”, ressalta Fábio.

3Varie as atividades

O fato de o inverno no Brasil coincidir com as férias escolares pode ser um impeditivo para a prática de ginástica e musculação. E testar treinos diferentes ajudam a tornar a atividade mais dinâmica.

“Uma dica para não desanimar com o frio é experimentar técnicas que, normalmente, não estão na seu dia a dia. Algumas academias, por exemplo, oferecem opções que vão além da musculação e da ginástica, como ritmos, jiu jitsu e muay thai”, afirma o personal trainer da Bluefit.

4Perca mais calorias

Os cálculos variam, mas estudos indicam que o corpo humano gasta até 30% mais calorias nos períodos mais gelados.

“No inverno, é natural que o corpo queime mais calorias apenas para se manter aquecido. Logo, o mais indicado é que você consiga aproveitar essa característica para praticar exercícios e potencializar ainda mais o gasto calórico a fim de ficar ou se manter em forma”, argumenta Fábio.

5Canse menos

O frio também favorece as atividades mais intensas, já que a probabilidade de o corpo se sentir menos cansado é maior do que em épocas mais quentes.

“Algumas aulas exigem muito do organismo, fazendo o corpo transpirar mais. Fazer uma aula de muay thai, jump ou jiu jitsu, por exemplo, pode ser mais agradável no inverno do que no verão”, finaliza o profissional.

Mais dicas para dias frios

+ Sopa de abóbora com gengibre para esquentar dias frios 
+ Correndo no frio: como se estimular