Diferença entre fartlek, intervalado e tempo run

Runner's World US

Diferença entre fartlek intervalado e tempo run
Foto: Shutterstock

Fartlek, intervalado ou tempo run (o chamado treino de ritmo), qual a melhor escolha para cada objetivo? Mas, antes de qualquer coisa, qual diferença entre fartlek, intervalado e tempo run? A gente te explica a seguir.

HIIT para corredores: saiba os benefícios e como adicionar aos treinos 

Diferença entre fartlek, intervalado e tempo run

Treino intervalado

Treinos intervalados são treinos curtos e intensos seguidos por um tempo de recuperação igual ou pouca coisa mais longo.

Você pode realizar treinos intervalados em uma variedade de modalidades, mas aqui, vamos nos concentrar na corrida. Por exemplo, após um aquecimento, corra dois minutos em um esforço intenso, seguido de dois a três minutos de corrida ou caminhada fácil para recuperar o fôlego. O treino intervalado deve ser realizado em um esforço máximo. Pense que você deve atingir o máximo da respiração, ao ponto que esteja incapaz de manter uma conversa e contar os segundos até que você possa parar. Deve ser um esforço controlado e rápido, seguido por uma corrida realmente fácil.

O segredo está na recuperação, pois a paciência e a disciplina durante a corrida facilitam a execução do próximo intervalo e a conclusão de todo o treino fatigado, mas não totalmente gasto. Assim como o descanso, seu corpo se adapta e fica mais forte no modo de recuperação.

Benefícios dos intervalos: melhora a postura e a economia de corrida, resistência, coordenação mente-corpo, motivação e queima de gordura.

Tempo run

Também conhecido como treino de ritmo, o tempo run é uma corrida no- ou ligeiramente acima – do seu limiar anaeróbico (o marcador no qual seu corpo muda para usar mais glicogênio para energia). Se você não puder descobrir esse número exato com a ajuda de um treinador, saiba que este é o nível de esforço fora de sua zona de conforto: você pode ouvir sua respiração, mas não está com falta de ar. Se você puder falar facilmente, não estará dentro do tempo e, se não conseguir falar, estará acima da zona. Você deve encontrar um meio termo. É um esforço “confortavelmente difícil” que permite que você fale palavras quebradas e mantenha esse ritmo por pelo menos 20 minutos.

Benefícios do tempo run: aumento do limiar de lactato para correr mais rápido em níveis de esforço mais fáceis. Melhora o foco, a simulação de corrida e a força mental.

Vale pontuar que o limiar anaeróbico e limiar de lactato são a mesma coisa. Esse é o ponto em que a produção de lactato é maior que a capacidade do corpo de removê-lo. O que faz com que o nosso desempenho caia. O ritmo no limiar de lactato costuma ser o esforço máximo que se consegue manter por cerca de uma hora.

Fartleks

Ao contrário do tempo run e do treino intervalado, o fartlek é desestruturado e alterna esforços moderados e difíceis, com esforços fáceis. Depois de um aquecimento, você corre com o máximo de velocidade por uma distância curta, depois corre mais devagar para se recuperar. Você pode delimitar uma árvore ou uma casa como o seu ponto de chegada e brincar dessa forma. O objetivo é correr livremente, dando o máximo de si, mas sem um ritmo específico.

Sprints e fartleks: como eles podem te deixar mais forte

Benefícios do fartlek: Treino livre de estresse que melhora a força mental e a resistência.

4 exercícios de fortalecimento para corredores

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here