Dormir com fome ou comer logo antes de dormir?

Siga essas dicas se você está tentando perder peso

Foto: shutterstock.

Por Macaela Mackenzie para Women’s Health Brasil

Todos nós já passamos por isso: são 22h, você tem 30 minutos para assistir seu programa favorito antes de ir para a cama, e, de repente, deseja comer uma barra de chocolate – melhor esperar até o dia seguinte ou se entregar ao lanche pós-jantar?

Claro, de acordo com os especialistas, a resposta não é tão simples. “Para um bom sono é melhor não dormir com muita fome ou muito cheia”, diz a nutricionista Lisa Moskovitz. É difícil pegar no sono quando tudo que você consegue pensar é no buraco em seu estômago. Mas se alimentar muito tarde pode causar estragos ao seu corpo. “Comer tarde da noite, logo antes de dormir, pode causar má digestão, inchaço abdominal e sono inadequado, o que leva a baixos níveis de energia e fadiga”, diz ela. Além disso, com o passar do tempo, noites mal dormidas facilitam o ganho de peso – especialmente se você está acostumado a comer calorias vazias ou em excesso à noite, segundo a nutricionista.

Leia mais:

6 dicas para entrar em forma
Deixe de comer esses 5 alimentos à noite para perder peso

Para descobrir o equilíbrio perfeito, meça sua fome em uma escala de um a 10, na qual um é satisfeita e 10 é morrendo de fome. “Se você está acima de seis, melhor comer um lanchinho antes de dormir – desde que tenha menos que 200 calorias”, diz Moskovitz. Se a sua fome está em cinco ou menos, “tome um copo d’água ou um chá quente e vá dormir”, diz ela. “Na maioria das vezes, a vontade de comer após o jantar não é causada por uma fome verdadeira, mas por tédio ou estresse.”

Se você realmente sente fome à noite, prefira um lanche integral e de baixa caloria como uma torrada de grãos, cereal com bastantes fibras ou pipoca. “Carboidratos integrais ajudam a liberar serotonina no cérebro, o que faz com que você se sinta calma e pronta para dormir”, afirma Moskovitz. Independentemente do que você faça, fique longe dos alimentos repletos de proteína ou gordura – isso significa nada de pasta de amendoim naquela torrada ou manteiga na pipoca –, uma vez que eles demoram mais para serem digeridos e podem atrapalhar seu sono.