Kipchoge representará o Quênia nas Olimpíadas

Por Jane McGuire, da Runner's World UK

Eliud Kipchoge nas Olimpíadas de Tóquio 2020
Foto: Reprodução Instagram / @kipchogeeliud

Eliud Kipchoge nas Olimpíadas? Pode apostar que sim! Na última sexta-feira (31), Kipchoge foi anunciado como um dos corredores da equipe olímpica de atletismo do Quênia. Atualmente, ele é o recordista mundial dos 42K, com um tempo de 2h01min39 na Maratona de Berlim — feito conquistado em setembro de 2018.

Leia mais: 

+ Conheça o Nike Alphafly, o tênis proibido nas Olimpíadas
+ Nike Vaporfly poderá ser usado nas Olimpíadas
+ Maratonista de 59 anos estabelece um recorde mundial

No ano passado, o atleta se tornou o primeiro homem do mundo a correr uma maratona em menos de duas horas, marcando um tempo não oficial de 1h59min40. Sem contar que foi o campeão da Maratona Olímpica do Rio 2016, cruzando a linha de chegada em apenas 2h08min44.

Eliud Kipchoge nas Olimpíadas: quem mais estará lá

Em abril deste ano, Kipchoge enfrentará Bekele na Maratona de Londres. Mas o queniano também representará seu país nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em agosto. Ele se juntará a Amos Kipruto, que conquistou o bronze no Campeonato Mundial de Atletismo de 2019 (em Doha). E Lawrence Cherono, que venceu as Maratonas de Boston e Chicago.

Entre as mulheres, Brigid Kosgei liderará as favoritas do Quênia. Kosgei também fará a Maratona de Londres, onde defenderá seu título dos 42K femininos mais rápidos do mundo — recorde quebrado na Maratona de Chicago em outubro de 2019.

Ruth Chepngetich e Vivian Cheruiyot também foram selecionadas para a equipe de Kosei. Foi anunciado que Cheruiyot irá brigar pelo pódio na maratona, depois de ganhar ouro nos 5.000 metros e prata nos 10.000 metros nas Olimpíadas do Rio.

As Maratonas Olímpicas masculina e feminina acontecerão nos dias 8 e 9 de agosto de 2020 em Sapporo, no norte do Japão. O Comitê Olímpico Internacional decidiu no final do ano passado deslocar as corridas de Tóquio, com medo do calor na capital japonesa.