Eu corro: Minotouro

Aos 40 anos, o lutador é um dos mais experientes do UFC

Foto: Thiago Diz.

Depoimento a Daniela Fescina

Comecei a correr em 1999 com o objetivo de perder peso para um campeonato de jiu-jitsu. Na época, eu fazia direto o circuito das Paineiras, uma trilha que fica no Parque Nacional da Tijuca, pertinho da estrada para o Cristo. Eu subia a ladeira admirando aquele visual incrível – minha maior motivação para continuar correndo.

Hoje corro perto de casa, sozinho e de preferência na praia, na Barra da Tijuca. Adoro correr ao ar livre, descalço, na areia. Mas, claro, tudo depende da minha disponibilidade de tempo: se estiver com pressa, acabo usando a esteira da academia. O que não é ruim, já que acaba sendo o aquecimento para o treino de luta.

Leia mais:

Eu corro: Tony Kanaan
6 dicas para correr melhor na esteira

Prefiro não correr longas distâncias nos treinos, pois poderia atrapalhar a luta, que é o meu objetivo principal. Então geralmente faço uma corrida de 40 minutos, o que dá um trajeto de 8 km. Às vezes aproveito o treino para ouvir música. Dá um gás! No meu MP3 toca de tudo, mas o que mais gosto de ouvir durante a corrida é eletrônica e rock.

Eu costumo correr duas vezes por semana e sempre como alguma coisa bem levinha antes do exercício. Normalmente é uma porção de frutas para me dar energia.

Participei de uma única prova de corrida, em 2014, e achei a experiência muito legal. Foi uma competição que aconteceu no Rio de Janeiro, com a largada na praia da Reserva. O Flávio Canto (ex-judoca) estava lá também. Corremos 5 km da Barra até o Recreio.

Todo lutador deveria ter a corrida como prática esportiva, caso esteja sem nenhum problema no joelho e outras articulações. O esporte ajuda muito na parte cardiorrespiratória, na perda de peso e na resistência física, além de manter o metabolismo alto.

Neste momento, minha meta profissional é voltar a estar entre os cinco primeiros da minha categoria, a de meios pesados no UFC. Também desejo poder lutar pelo cinturão novamente.

COMPARTILHAR