Eu deveria tentar quiropraxia?

Na terapia, o profissional faz ajustes manuais nas articulações para aliviar a dor e restaurar a amplitude dos movimentos

Foto: A.J. Watt/Getty Images.

Por Aleisha Fetters

O QUE É?

Uma terapia na qual o profissional faz ajustes manuais nas articulações, principalmente nas da coluna vertebral, para aliviar a dor e restaurar a amplitude dos movimentos. Vértebras desalinhadas podem causar desconforto e tensão nas costas, quadris e extremidades. O quiropraxista trabalha para ajudar a realinhar as articulações em uma posição mais funcional. Confira a seguir os detalhes dessa prática e descubra o que ela pode fazer pela sua saúde.

Leia mais:

A ciência prova que passar tempo na natureza, com amigos ou em um lugar feliz ajuda a acelerar a recuperação
5 ciladas comuns entre corredores

Como começou

A manipulação articular remonta a 2700 a.C., mas deu um grande salto na Grécia Antiga, quando Hipócrates, conhecido como o pai da medicina, alterou o alinhamento vertebral. Mais de 4.000 anos depois, em 1897, Daniel David Palmer abriu a primeira escola de quiropraxia, em Iowa, nos Estados Unidos.

Como ajuda

A ideia é corrigir os desequilíbrios musculoesqueléticos e melhorar a mobilidade das articulações, o que ajudaria o atleta a ter uma boa biomecânica de corrida e a prevenir e tratar lesões por sobrecarga.

O que esperar

O quiropraxista esportivo deve observar sua corrida e detectar eventuais desequilíbrios. Depois você vai deitar em uma maca enquanto o profissional move você em diversas posições, puxando ou pressionando seu corpo para alinhar as articulações.

O tratamento

Geralmente as sessões são realizadas duas vezes por semana, com novas avaliações após duas e quatro semanas. Alguns quiropraxistas ainda oferecem outras terapias, como massagem, técnica de liberação ativa (ART) e acupuntura.

Profissionais

No Brasil, os quiropraxistas concluíram de quatro anos e meio a seis anos de curso superior. Encontre um perto de você no quiropraxia.org.br.

Detalhes

Avaliações iniciais podem durar até uma hora. As sessões de acompanhamento normalmente levam de 20 a 30 minutos. No Brasil, os preços geralmente variam de R$ 50 a R$ 150 a sessão, dependendo do local e do profissional. Alguns planos de saúde podem cobrir o tratamento.

Ele é fã da técnica

O fundista norte-americano Meb Keflezighi, prata na Maratona de Atenas e vencedor das maratonas de Nova York e Boston.

HAHA

No programa de TV Os Simpsons, Homer vai a um quiropraxista, mas sua dor não passa, até que ele cai em uma lata de lixo. Ele credita seu alívio à lata e abre sua própria clínica para curar dor nas costas, competindo (e irritando) com os quiropraxistas de Springfield.

COMPARTILHAR