Exercício de respiração: treine os músculos do diafragma

Por Lisa Buckingham

Créditos: Billion Photos/Shutterstock

Levar oxigênio a músculos que estão trabalhando é a coisa mais natural do mundo e ajuda no desempenho de todas as atividades do dia a dia e na corrida. Quando a quantia de oxigênio nos músculos é baixa, passamos pela fadiga. Mas com o treino certo, você pode melhorar seu desempenho a cada respiração. Veja abaixo como fazer um exercício de respiração eficaz:

Leia MaisEsse pequeno ritual vai te ajudar a ganhar mais músculos enquanto dorme4 dicas para ser mais feliz na corrida em 2020

Exercício para respiração diafragmática

Pratique os exercícios propostos pela fisioterapeuta esportiva Jehan Yehia diariamente, em repouso. Só assim a técnica poderá ser transferida à corrida.

Inspiração profunda

Coloque a mão na base das costelas e inspire profundamente, expandindo as costelas inferiores e o abdômen.

Você deve sentir a base das suas costelas e o abdômen expandindo, e não a parte em cima do peito.

Sentindo a lombar

Deite-se de costas, com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão. Projete então a região lombar para cima, arqueando-a. Em seguida, faça o movimento contrário até tocar o chão.

Depois procure uma posição neutra entre essas duas posições. Mantendo essa forma, inspire profundamente 3 vezes, sentindo as costelas inferiores e o abdômen se expandirem.

Depois “descanse” com 3 respirações normais. Repita, desta vez prendendo o ar por 2 segundos antes de expirar.

Ajuda tecnológica

O método mais acessível para trabalhar a musculatura envolvida na inspiração é com o auxílio de um aparelhinho como o Power Breathe. Já disponível no Brasil, ele tem uma válvula que oferece resistência quando inalamos. Vale à pena testar!

Respiração na corrida

+ Devo me preocupar com a respiração para correr?
+7 dicas para respirar melhor na corrida