Exercício de respiração: veja como treinar os músculos do diafragma

Saiba como respirar em repouso de forma simples e transferir para a corrida

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Aprenda a trabalhar os músculos do diafragma com este exercício de respiração

Por Lisa Buckingham

Levar oxigênio a músculos que estão trabalhando é a coisa mais natural do mundo. Mas com o treino certo, você pode melhorar seu desempenho a cada respiração. Então veja abaixo como fazer:

Exercícios para respiração diafragmática

Pratique os exercícios propostos pela fisioterapeuta esportiva Jehan Yehia diariamente, em repouso. Só assim a técnica poderá ser transferida à corrida.

Inspiração profunda

Coloque a mão na base das costelas e inspire profundamente, expandindo as costelas inferiores e o abdômen.

Você deve sentir a base das suas costelas e o abdômen expandindo, e não a parte em cima do peito.

Sentindo a lombar

Deite-se de costas, com os joelhos e os pés apoiados no chão. Projete então a região lombar para cima, arqueando-a. Em seguida, endireite-a até tocar o chão.

Depois procure uma posição neutra entre essas duas posições. Dessa forma, inspire profundamente 3 vezes, sentindo as costelas inferiores e o abdômen se expandirem.

Depois “descanse” com 3 respirações normais. Repita, desta vez prendendo o ar por 2 segundos antes de expirar.

Exercícios para os músculos da inspiração

O método mais acessível para trabalhar a musculatura envolvida na inspiração é um aparelhinho como o Power Breathe. Já disponível no Brasil, que tem uma válvula que oferece resistência quando inalamos. Vale à pena testar!

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