Pliométricos para correr melhor!

O baiano Felipe Bêribá revela seus segredos na corrida.

Créditos: Diego Cagnato

O empresário e corredor amador Felipe Beribá, participante da 4ª temporada de do reality show “Are You the One? Brasil, da MTV, revela sua relação com a corrida.

Desde pequeno, o empresário Felipe Bêribá sempre foi fascinado por esportes. Fazia de tudo: futebol, natação, academia, capoeira.

Mas foi só quando fez 18 anos, que chegou a vez da corrida entrar na sua rotina. “O que mais me motivava era a sensação de liberdade ao correr com um fone de ouvido”, conta.

Hoje ele corre apenas duas vezes por semana, com treinos de 5 a 10 km. “Porque tenho um metabolismo acelerado e acabo emagrecendo muito se tiver um volume muito alto de exercício aeróbico”, afirma.

Por isso, prefere treinos rápidos e intensos, “mais explosão que resistência”. Enquanto corre, ele gosta de pensar na vida, de relaxar. Não tem metas de tempo no esporte, mas chega a fazer 22 minutos nos 5 km.

Créditos: Diego Cagnato

Há cerca de um ano, ele sentiu que precisava variar de ambiente e estímulos. Cansado das academias tradicionais, buscou, então, no crossfit uma nova paixão esportiva.

“Eu me identifiquei logo de cara. Como um bom ariano, sou extremamente competitivo. Nos primeiros meses de treino, ganhei dois campeonatos”, conta.

Felipe afirma que entre os diversos exercícios que pratica na modalidade, há alguns específicos de explosão, os chamados pliométricos.

“No meu caso, há alguns saltos na caixa, skipping, pulo na anilha, entre outros. Eles me ajudam a preparar a musculatura para o esforço repetitivo da corrida, melhoram minha postura e me dão potência. Sinto que ainda me ajudam a reforçar o contato mínimo dos pés no chão a cada passada.”

ATENÇÃO: Esse é apenas um trecho do conteúdo completo, que pode ser conferido na versão online, assinando a revista ou baixando a versão digital paga pelo app no seu celular (ed. de maio de 2018).

Mais corredores inspiradores

+ Anajú Dorigon conta sobre a corrida na sua vida 
+ Mãe corredora: menos 37 kg com a vida de atleta