Festa da massa

Rico em carboidratos, o macarrão, aliado a proteínas, é o jantar pré-corrida perfeito

Foto: Mitch Mandel.

Por Maria Rodale

Passei minha infância na primeira fazenda orgânica oficial dos Estados Unidos. Tudo que eu sabia era que nossa comida era fresca, deliciosa e nutritiva.

Também cresci junto com o negócio da família, que é publicar livros e revistas sobre comida saudável, jardinagem e fazendas orgânicas e sobre boa forma. Nosso trabalho sempre juntou pessoas do mundo todo na fazenda. E eu percebi desde cedo o quanto uma boa refeição – com comida real, da natureza – une as pessoas.

Esse princípio é hoje o centro do meu trabalho e da minha vida familiar. Eu tenho três filhas. Sou diretora e CEO de uma companhia de mídia, a Rodale, que publica a Runner’s. Também tenho um lugar na diretoria do Instituto Rodale, que conduz pesquisas sobre fazendas orgânicas e trabalha com fazendeiros. Eu vivo ocupada, claro. Mas, quando estou em casa, preparo o jantar do zero.

Leia mais:

Estudo recente comprova: você não precisa tirar a massa do cardápio
Muito além do macarrão

Não cozinho porque preciso cozinhar, mas porque quero cozinhar. É o prazer mais íntimo e nutritivo que posso dar a mim mesma e à minha família. Não importa o quão difícil as coisas estejam ou quanta tensão exista no ar, nós nos sentamos e comemoramos uma refeição feita em casa, todos juntos, e as coisas melhoram.

Eu acredito que a comida cura o coração e a alma, tanto quanto o corpo. Creio que ingerimos a energia da comida não só em calorias, mas em força de vida, frescor e sensação de despertar para a vida. Para um corredor na véspera de um longão ou de uma prova importante, uma das melhores coisas para abastecer mente e corpo é comer uma refeição gostosa e feita em casa – como uma destas – com aqueles que são mais próximos a você.

MACARRÃO COM BRÓCOLIS APIMENTADO

½ kg de macarrão (de sua preferência);
4 col. (sopa) de azeite de oliva extravirgem;
½ kg de linguiça picada;
2 dentes de alho picados;
2 xíc. de brócolis picados;
¼ de xíc. de salsinha picada;
Flocos de pimenta-vermelha ou chili;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora;
Queijo parmesão ralado.

Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções do pacote. Em uma frigideira grande, aqueça metade do azeite em fogo médio. Adicione a linguiça e cozinhe, mexendo por 6 minutos ou até dourar. Adicione o alho e o brócolis, mexendo por 1 ou 2 minutos. Escorra a água do macarrão e adicione-o à frigideira com o restante do azeite, a salsinha e os flocos de pimenta. Adicione sal e pimenta-do- reino a gosto. Mexa tudo e polvilhe queijo ralado. Rende 6 porções.

CALDO DE PEIXE ABRUZZI

½ kg de espaguete;
1 kg de peixe e frutos do mar (variados, de acordo com a sua preferência);
4 tomates grandes picados;
4 dentes de alho picados;
1/3 de xíc. de azeite de oliva extravirgem;
1/3 de xíc. de salsinha fresca picada, e mais para enfeitar;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Preaqueça o forno a 190°C. Corte o peixe em pedaços pequenos e prepare os frutos do mar. Em uma assadeira com tampa, ponha os tomates, o alho, o azeite, o sal e  a pimenta-do-reino a gosto, tampe e leve ao forno por 10 minutos. Tempere o peixe com sal e pimenta-do-reino e junte-o aos tomates. Cubra e asse por mais 10 minutos ou até o peixe ficar opaco. Espalhe os frutos do mar por cima, cubra e asse por mais 10 minutos ou até que os frutos do mar escolhidos estejam no ponto. Enquanto isso, cozinhe o espaguete. Escorra a água e adicione a massa aos frutos do mar, misturando levemente. Salpique salsinha fresca por cima. Rende 8 porções.

MASSA COM TOMATE E MUÇARELA DE BÚFALA

½ kg de macarrão (de sua preferência);
5 col. (sopa) de azeite de oliva extravirgem;
12 dentes de alho picados bem fininho;
5 tomates pequenos picados;
225 g de muçarela de búfala fresca picada;
¼ de xíc. de manjericão fresco picado;
¼ de xíc. de salsinha fresca picada;
Pimenta-do-reino moída na hora;
Queijo parmesão ralado.

Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções. Em uma tigela grande, adicione o azeite, o alho, os tomates, a muçarela, o manjericão e a salsinha e misture levemente. Escorra o macarrão, adicione-o à tigela e misture para cobrir tudo com o molho, adicionando mais azeite, se necessário. Tempere com pimenta a gosto e cubra com o queijo parmesão ralado. Rende de 4 a 6 porções.

Foto: Mitch Mandel.
LASANHA HEARTY

1 caixa de massa de lasanha seca;
2 col. (sopa) de azeite de oliva extravirgem;
3 dentes de alho picados;
½ kg de carne moída (ou linguiça, ou ambos);
6 xíc. de molho de tomate;
1 lata de pasta de tomate;
¼ de xíc. de manjericão fresco picado;
¼ de xíc. de salsinha fresca picada;
½ col. (sopa) de orégano;
425g de ricota;
225 g de muçarela picada;
225g de muçarela fatiada;
½ xíc. de queijo parmesão ralado.

Preaqueça o forno a 175°C. Cozinhe a massa da lasanha de acordo com as instruções do pacote. Escorra e separe, em uma camada única. Em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo médio. Adicione o alho e cozinhe, mexendo por 1 minuto ou até dourar. Adicione a carne e cozinhe, mexendo por 5 minutos ou até dourar. Adicione o molho de tomate, a pasta de tomate e as ervas e mexa para misturar tudo. Abaixe o fogo e cozinhe o molho por 15 minutos para engrossar. Ponha ¼ do molho no fundo de uma travessa grande. Cubra com uma única camada de folhas de lasanha, seguido de 1/3 do restante do molho, certificando-se de que as folhas estejam bem cobertas. Cubra com 1/3 da ricota e 1/3 da muçarela. Repita duas vezes, em um total de 3 camadas. Cubra com a muçarela fresca e o parmesão. Asse por 45 minutos ou até dourar e borbulhar. Deixe descansar por 15 minutos antes de servir. Rende de 6 a 8 porções.

MACARRÃO FRESCO COM LEGUMES

½ kg de espaguete ou cabelo de anjo;
4 tomates picados;
½ cebola pequena picada;
½ kg de edamame com casca cozido no vapor;
1/3 de xíc. de azeite de oliva extravirgem;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora.

Cozinhe o macarrão. Coloque o tomate, a cebola e o edamame (sem a casca) em uma tigela grande. Escorra o macarrão e adicione à tigela. Coloque azeite, sal e pimenta a gosto. Misture tudo. Rende de 6 a 8 porções.

ESPAGUETE COM OVOS

½ kg de espaguete;
3 xíc. de molho de tomate;
4 col. (sopa) de manteiga;
1 cebola média;
6 ovos cozidos descascados;
Queijo parmesão ralado para polvilhar.

Esquente o molho em fogo baixo e adicione a manteiga e a cebola e mexa até a manteiga se misturar ao molho. Adicione os ovos e cozinhe em fogo baixo. Separadamente, cozinhe o macarrão. Escorra e divida em quatro tigelas. Descarte a cebola e divida o molho, adicionando três metades de ovo em cada tigela. Cubra com queijo e sirva. Rende 4 porções.

LINGUINE COM MEXILHÕES

½ kg de linguine;
2 col. (sopa) de azeite;
2 col. (sopa) de manteiga;
2 dentes de alho picados;
½ kg de mexilhão fresco picado;
1 xíc. de creme de leite;
½ xíc. de queijo parmesão ralado;
¼ de xíc. de salsinha fresca picada;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Coloque o linguine para cozinhar. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e a manteiga, em fogo médio. Adicione o alho e cozinhe, mexendo por 1 minuto ou até dourar. Adicione os mexilhões e cozinhe, mexendo por 5 minutos. Adicione o creme de leite e ¼ do queijo parmesão, e aqueça até ferver. Escorra o macarrão e adicione à frigideira junto com a salsinha, adicionando sal e pimenta a gosto. Mexa tudo para combinar os ingredientes. Rende de 4 a 8 porções.

Escolhendo orgânicos

O glúten tem tido anos difíceis, com muitas pessoas – até mesmo corredores – evitando massas, pães e outros produtos com trigo por causa de alergias e intolerâncias. Mas há a linha que defende que não é o glúten – mas, sim, o excesso de produtos químicos na sua produção – o problema.  O trigo é parte essencial da dieta em muitas culturas e, por isso, muito esforço foi feito nas últimas décadas para aumentar sua produtividade. Foi criado o “supertrigo”, que de fato pode ser menos digerível que seus parentes originais, em especial por causa da utilização do herbicida glifosato nas plantações. Por isso é aconselhável procurar opções de massas orgânicas.

SHARE