Ficar muito tempo sentado causa “resistência” aos benefícios do exercício?

Por Hailey Middlebrook, da Runner's World US

ficar sentado anula benefícios dos exercícios
Foto: Shuttertock

Seu relógio exibe o lembrete para você se mexer e os olhos já começam a revirar. Afinal, você já correu hoje, agora não é só relaxar? Talvez não, de acordo com nova pesquisa publicada no Journal of Applied Physiology. Será que o ficar sentado anula benefícios dos exercícios?

Em um estudo recente, os pesquisadores pediram a cinco homens e cinco mulheres que completassem duas tarefas. Primeiro, eles tinham que ser sedentários por quatro dias seguidos sem se exercitar. Isso significava ficar sentados por cerca de 13,5 horas por dia e andar menos de 4.000 passos por dia. Depois eles tiveram que ser sedentários novamente por quatro dias, mas no final do quarto dia eles completaram um treino forte de esteira de uma hora a 64% do seu VO2 máximo.

Esse pequeno ritual vai te ajudar a ganhar mais músculos enquanto dorme 

Apenas 30 minutos de atividade física podem diminuir riscos de morte precoce 

Afinal, ficar sentado anula benefícios dos exercícios?

Na manhã após os dois períodos de quatro dias, os participantes fizeram um teste de tolerância à glicose (HFGTT), que analisou os níveis de triglicerídeos, glicose e insulina no plasma sanguíneo. Esses resultados metabólicos foram impressionantes: os exames de sangue dos participantes foram os mesmos após os dois períodos de quatro dias, sugerindo que um treino de uma hora de duração não pode compensar os efeitos de ficar sentado por tanto tempo.

“Apesar de uma hora de corrida, as pessoas não aumentaram a queima de gordura durante o dia”, disse o autor principal, Edward Coyle, à Runner’s World. Isso é importante, já que o metabolismo da gordura influencia a rapidez com que os triglicerídeos são removidos do sangue.

Em um estudo anterior feito com pessoas ativas, ou que tem mais de 8.000 passos por dia, Coyle descobriu que os 60 minutos de exercício foram suficientes para aumentar seu metabolismo de gordura.

“No presente estudo, a corrida não conseguiu produzir este efeito no aumento do metabolismo da gordura”, disse Coyle. “Assim, o termo ‘resistência ao exercício’ é apropriado nesse caso.”

A chave para colher os benefícios do exercício, Coyle explicou, está em se mover mais ao longo do dia. Em um estudo anterior, Coyle descobriu que, mesmo quando os participantes estavam em pé, em vez de sentados, por 12 horas, eles só tinham pequenas mudanças nos exames de sangue.

Para evitar tornar-se resistente ao exercício, Coyle recomenda dar pelo menos 8.000 passos por dia – todos os dias. E não basta fazer atingir esse número de uma vez só. Você ainda deve fazer intervalos ao longo do dia para aumentar o seu metabolismo. Talvez caminhar a cada hora até o banheiro e fazer um passeio de meia hora antes ou depois do trabalho.

“Mesmo se você planejar uma corrida no sábado, tente estar ativo na sexta-feira”, disse Coyle. Além de manter o seu organismo funcionando bem, os treinos extras podem preparar as pernas para esforços mais intensos. Além disso, pode até evitar lesões a longo prazo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here