Fones de ouvido em provas: por que os eventos não aconselham?

Por Taylor Dutch, da Runner's World

Fones de ouvido em provas são frequentemente proibidos, mas a regra raramente é aplicada. Então, qual é o ponto?

Correr escutando música pelos fones de ouvido pode ser um estimulante e uma distração para a dor causada pelo cansaço nas pernas. Mas estar completamente conectado pode impedir que os corredores percebam os elementos que os cercam. Isso pode ser problemático no dia da corrida.

Desde que o Walkman surgiu, o uso de fones de ouvido em corridas de rua tem sido debatido. Hoje, a maioria das corridas de rua nos Estados Unidos desencoraja o uso de fones de ouvido em prova, porém não impõe uma proibição definitiva. Já no Reino Unido, corridas que usam estradas abertas ou parcialmente abertas não permitem o uso de fones de ouvido. (Um exemplo recente dessa regra aconteceu na Maratona de Casco quando os corredores foram desclassificados por usar fones de ouvido em prova).

Por que proibir fones de ouvido em provas?

Enquanto alguns acham que os fones de ouvido prejudicam a experiência de corrida, a razão para serem desencorajados é outra. A instrução vem de uma preocupação com a segurança.

“As regras do fone de ouvido em prova são realmente sobre proteger todo o campo”, explica Jean Knaack, diretor executivo do Road Runners Club of America (RRCA), à Runner’s World pelo telefone. Entre outras coias, o RRCA oferece um programa de seguro para eventos de corridas de rua.

Os eventos que estão sob a apólice de seguro da RRCA seguem uma diretriz por escrito contra o uso de dispositivos de música pessoal como medida de segurança e gerenciamento de risco. Seguindo esta orientação, os diretores de corrida são encorajados a banir ou desencorajá-los fortemente nas corridas. Mas a RRCA compreende a dificuldade de fazer cumprir essa proibição.

“Quanto mais você se comunica com os corredores, melhor”, afirma Knaack. “Muitas pessoas precisam manter seus fones de ouvido no começo para ouvir os anúncios de corrida, o que está acontecendo.”

Também é aconselhável que, se você vir veículos de emergência no percurso, tire os fones de ouvido. Também não é uma má ideia deixá-los de lado quando estiver se aproximando da linha de chegada ou logo depois. Isso para que possa ouvir as pessoas se comunicando com você.

Começo da briga

Em 2006, o mesmo ano em que a Nike e a Apple colaboraram para criar o Nike + iPod Sport Kit para rastrear inteligentemente as corridas, a USA Track & Field (USATF) adotou uma postura rígida contra os fones de ouvido. O órgão regulador nacional proibiu todos os dispositivos portáteis de música das corridas de rua sancionadas pela USATF. Assim, tornou-se a primeira organização a bani-los de imediato.

A imposição da proibição acabou sendo responsabilidade dos diretores da prova, que perceberam que a regra era difícil de aplicar. “Não demorou muito tempo para que a [USATF] percebesse que a regra seria impraticável”, disse Phil Stewart, presidente da Road Race Management.

Além da dificuldade em fazer valer a regra, o desafio foi encontrar uma penalidade adequada.  Alguns eventos conseguiram impor a proibição usando um grande número de voluntários para confiscar os fones de ouvido. Só que a maioria das corridas optou por ignorar a regra. Desenvolver táticas para impor a proibição, acabou se tornando muito difícil para os organizadores de corridas.

Meio termo

Em 2008, a USATF reconsiderou a regra. A instituição votou em alterá-la para permitir que eventos individuais tomassem suas próprias decisões sobre permitir ou não o uso de aparelhos de música. Com exceção do pelotão de elite.

Hoje, a Regra 144 das Regras de Competição da USATF afirma que os organizadores de corridas de longa distância “podem permitir o uso de dispositivos de escuta portáteis que não são capazes de receber comunicação. No entanto, aqueles que competirem em campeonatos por prêmios, medalhas ou prêmios em dinheiro não poderão usar esses dispositivos. ”

Quando se trata de corredores usando fones de ouvido em corridas, Knaack notou que um equilíbrio se formou dentro da indústria. Há pouco mais de uma década, muitos organizadores de corridas se opunham veementemente aos corredores usarem dispositivos de música pessoal. No entanto, com os avanços tecnológicos, carregar um telefone durante uma corrida pode fornecer um elemento de segurança bem-vindo.

Em última análise, os participantes são incentivados a estar atentos aos demais corredores. Embora a corrida geralmente seja um esporte individual, a experiência é um esforço de grupo: participantes, organizadores e comunidade.

“O que as pessoas que optaram por usar fones de ouvido em corridas devem lembrar é que elas precisam ser atenciosas”, diz Knaack. “Participar de uma corrida não é um evento singular. Não é realmente uma busca individual, porque existem milhares de pessoas fazendo isso com você. As pessoas só precisam ser respeitosas com esse ambiente”.

Um par de fones de ouvido que pode ser útil se você estiver atento ao seu ambiente de corrida.

+ 6 fones de ouvido sem fio para corredores

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here