Forest Gump da vida real

O britânico Robert Pope está seguindo os passos do personagem para arrecadar dinheiro para duas entidades beneficentes

Foto: arquivo pessoal.

O britânico Robert Pope pode não ter lutado no Vietnã ou se envolvido em escândalos políticos, mas ele é o mais próximo de Forrest Gump que temos. Nascido em Liverpool, o veterinário de 38 anos está há sete meses correndo pelos Estados Unidos seguindo a rota do personagem interpretado por Tom Hanks no filme de 1994. Ele está tão envolvido no projeto, que adotou até uma barba parecida com a de Forrest em parte do filme e ainda usa um boné vermelho.

Por trás da aventura, estão a paixão do britânico pelo filme – ele já assistiu a produção 10 vezes e a cena da corrida mais de 100 – e uma boa causa: Pope está arrecadando dinheiro para instituições beneficentes. “Eu sempre quis correr pelos EUA, porque ficava intrigado com a cultura, a música, os filmes e as pessoas nos estados diferentes”, conta o veterinário à Runner’s World norte-americana. “Eu sabia que queria levantar fundos para caridade, então pensei em ir um passo além”. Ele escolheu duas entidades: a WWF (World Wildlife Fund) e a Peace Direct, que cobrem alguns dos tópicos que Forrest defende no filme como direitos das mulheres, dos sem-teto, do meio ambiente e dos animais.

Leia mais:

Aleph lança edição especial de Forrest Gump
12 filmes sobre corrida para assistir online

Pope começou a jornada em Alabama – estado natal de Forrest – e depois passou por Califórnia, Novo México, Texas, Tennessee e Washington antes de partir para Boston, onde correu a maratona em 2h58min46. “Eu posso estar no meio do nada e ainda assim me conectar com as pessoas por causa desse filme, porque todo mundo assistiu”, diz o corredor.

Ele já correu cerca de 9 mil km, arrecadou US$ 11.203,91 (cerca de R$ 35.500) e não planeja parar tão cedo. Ele está ansioso para correr a ponte Richard V. Woods em Beaufort, Carolina do Sul, e recriar a cena abaixo:

Você pode conhecer mais sobre o projeto e apoiar as instituições neste link.