Frases para ajudar a superar as dificuldades na corrida

Por Jeff Galloway

superar as dificuldades
Ilustração/Runner's World

Um dos conselhos mais comuns que escuto entre corredores novatos é: “desligue” durante a corrida. Seja escutando música ou simplesmente deixando os pensamentos voarem, pense no próprio fato de estar correndo, dizem eles. Mas esse é um mau conselho. E vamos explicar o motivo. Que tal apostar em frases que podem te ajudar a superar as dificuldades?

Nossos cérebros usam dois sistemas operativos para coordenar a corrida – a ancestral parte subconsciente (também conhecida como cérebro reflexivo, localizado no tronco encefálico) e a diminuta seção consciente (ou córtex pré-frontal, localizado no lobo frontal). Quando você corre “desligado”, o cérebro reflexivo entra em funcionamento e o estresse surge a partir do esforço excessivo, do calor e até mesmo de começar muito rápido. Esse estresse pode provocar um aumento repentino de cortisol, diminuindo sua motivação para continuar.

Quanto maior o estresse, pior você se sentirá. Não se trata de se concentrar obsessivamente na corrida. Simplesmente pensar em frases estimulantes ou ter uma estratégia para o treino em mente já podem fazer com que o córtex pré-frontal assuma o controle e modere o fluxo de cortisol.

Assim, você controla sua motivação, mesmo se for alvo de algum tipo de tensão. Eu me asseguro de ter algumas palavras prontas para usar. Essas frases de motivação podem ser que me recordem a técnica adequada ou as ocasiões em que superei desafios. A seguir, confira minhas expressões favoritas para situações difíceis.

Frases para ajudar a superar as dificuldades na corrida

Em uma subida inclinada

Em vez de enterrar a cabeça no peito e resmungar, repito em alto e bom som: “Eu amo subidas!”. Isso ativa o controle do cérebro consciente – então sinto mais motivação para chegar ao topo – e desperta alguns sorrisos amarelos de outros corredores à minha volta.

Saiba como usar a sua mente para se recuperar mais rápido de lesões

Em uma descida longa

Quando estou voando baixo em uma descida, penso “macio e leve”, para focar em permanecer perto do chão e amortecer minha pisada. Isso me ajuda a não forçar muito na descida, machucando meus isquiotibiais e minhas canelas ou sobrecarregando meus quadríceps.

Pensamento positivo e performance estão relacionados, diz pesquisa

Para aumentar o ritmo

Literalmente digo a mim mesmo: “Estou indo mais rápido” – mesmo que não seja verdade. Também experimento um “Sou forte”, como lembrete de que ainda resta combustível antes de alcançar a linha de chegada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here