Fuja da fisioterapia, consulte um fisioterapeuta

Antes de sofrer com fadiga e lesões, recorra à fisioterapia como prevenção

No dia 13 de outubro se comemorou o dia nacional de um profissional fundamental para que você possa seguir em busca da corrida perfeita: o fisioterapeuta.

O fisioterapeuta, normalmente, está presente na vida do corredor nos momentos ruins. Os momentos de dor, lesão, incertezas, angústias, medos, tristezas. É uma mão que cuida, que conforta, alivia, apoia. Um sorriso que acolhe e ao mesmo tempo uma voz que orienta e exige. Exige esforço e dedicação.

Leia mais:

+ Tendinopatia de Aquiles: tratamento e prevenção
+ Os piores erros ao lavar suas roupas de corrida

Quem corre com regularidade e tem metas na corrida, cedo ou tarde vai se deparar com esse profissional. Conselho: antes cedo que tarde. O trabalho do fisioterapeuta é mais bem aproveitado quando vem antes da lesão.

O momento em que tudo está bem – os treinos fluindo e o pace melhorando – é o melhor para se ter um fisioterapeuta ao lado. Ele pode te ajudar a se recuperar melhor e mais rápido das sessões de treino, pode aliviar tensões musculares e melhorar sua condição física para suportar os treinos (sua mobilidade, força em segmentos específicos, estabilidade e equilíbrio).

O fisioterapeuta também pode detectar precocemente lesões incipientes e evitar que chegue a níveis que te afastem da corrida e pode, como é minha especialidade, melhorar sua mecânica de corrida e ajudar a prevenir lesões e melhorar o rendimento.

Parece ironia, mas o profissional que pode fazer você não precisar de um fisioterapeuta nas horas ruins é o fisioterapeuta usado nas horas boas.

Foto: arquivo pessoal.

Cássio Siqueira é supervisor de fisioterapia do esporte do curso de fisioterapia da USP e fisioterapeuta da Care Club, onde trabalha com reeducação funcional de corredores. É formado em fisioterapia na USP, com especialização em fisioterapia no esporte e fisioterapia em neurologia, mestre e doutorando em ciências da reabilitação também pela USP.

COMPARTILHAR