Ghirmay Ghebreslassie é o campeão mais jovem da Maratona de NY

No feminino, Mary Keitany vence pela terceira vez consecutiva

Ghirmay Ghebreslassie vence a Maratona de NY de 2016 Foto: divulgação.

A Maratona de Nova York, realizada no último domingo (6), foi de feitos históricos. No masculino, Ghirmay Ghebreslassie, de 20 anos, se tornou o campeão mais novo da história do percurso. Entre as mulheres, Mary Keitany repetiu o bom desempenho dos últimos anos e venceu a prova pela terceira vez consecutiva. Desde Grete Waitz, que ganhou cinco vezes seguidas (1982-86), uma mulher não emplaca um tricampeonato.

Leia mais:

Queniana perde títulos das maratonas de Boston e Chicago de 2014
6 combustíveis para a maratona

Durante os 42 km, Keitany adotou uma estratégia ousada e se desgarrou do pelotão ainda na metade da prova. A queniana finalizou a maratona em 2h24min26, um segundo mais lenta que em 2015. “Significa muito para mim. Estou muito empolgada. Não é fácil ganhar três vezes”. Sally Kipyego ficou em segundo (2h28min01) e Molly Huddle, norte-americana estreante em maratonas, conseguiu o bronze com tempo de 2h28min13.

Mary Keitany venceu a Maratona de NY pela terceira vez Foto: divulgação.
Mary Keitany venceu a Maratona de NY pela terceira vez Foto: divulgação.

Diferente de Keitany, Ghebreslassie começou a se afastar dos adversários no último quarto da prova. Ele concluiu os 42 km em 2h07min51 e se tornou o mais jovem atleta masculino a vencer nas ruas de Nova York. “Para mim, isso era um campeonato, como o Mundial ou as Olimpíadas. É muito importante ser o primeiro atleta da Eritreia a vencer em Nova York”, disse o maratonista. Lucas Rotich ficou com a prata (2h08min53) e Abdi Abdirahman levou o bronze (2h11min23). Campeão em 2015, Stanley Biwott abandonou a prova por causa de uma lesão.

Tatyana McFadden também alcançou uma marca inédita para atletas em cadeiras de rodas. A norte-americana venceu a Maratona de Nova York (1h47min43) pela primeira vez e é a única a ganhar os 42 km de Nova York, Boston, Londres e Chicago no mesmo ano. Entre os homens, a vitória de Marcel Hug (1h35min49) só foi definida no photo finish. Kurt Fearnley ficou menos de um segundo atrás de Hug.