Guia para tirar fotos na corrida com seu smartphone

Para evitar imagem tremida, sombra no rosto e atrapalhar os demais corredores

Por Derek Call

1Desacelere

Se você estiver tirando uma foto enquanto corre, diminua o ritmo. A maioria das câmeras de celular tem a velocidade do obturador padrão, que não pode ser alterada no aplicativo nativo. Portanto, uma movimentação muito rápida pode fazer sua foto sair tremida.

2Aproveite as pausas

Planeje sua parada para hidratação em um trecho com uma vista privilegiada. Assim, você aproveita para tirar a melhor foto do dia sem precisar usar o celular enquanto corre.

Prepare-se para a selfie

Uma selfie sem o devido planejamento pode ser um desastre. Seque o suor do rosto, escolha um ângulo bom e não olhe para a câmera com o sol contra seus olhos, ou seu rosto vai ficar todo enrugado.

3Tenha consideração pelos outros (e por você mesmo)

Nem todo corredor é fã de fotografia na corrida, e muito menos estão preparados para o momento que você decidir tirar sua selfie. Vá para a lateral da pista, desacelere aos poucos e evite colisões. Ao prestar atenção na foto, não ignore a pista: você pode acabar tropeçando ou, pior, torcendo um tornozelo.

4Atente-se à luz

A explosão de fogos de artifício na largada vai fazer a câmera do seu smartphone ajustar-se e o resto da foto vai ficar escura. O mesmo vale para o flash do fotógrafo oficial da prova. Fique atento às luzes ao seu redor, elas são a chave para estragar ou melhorar sua fotografia.

5Nascer e pôr do sol

Para quem corre de manhã cedo, o nascer do sol costuma ser um belo momento para uma fotografia. Mas lembre-se: o momento mais escuro do dia é logo antes do amanhecer, e, até lá, vai ser difícil ver qualquer coisa em uma imagem. No final da tarde, o pôr-do-sol costuma ser bem fotogênico. Mas não exagere: há páginas do Instagram que parecem coletâneas de pôr-do-sol.

6Esqueça o zoom

A maioria dos smartphones possui ferramenta de zoom digital, mas não use. É possível obter o mesmo efeito cortando a foto depois de tirada, e corre menos o risco de ela ficar tremida e fora de foco.

7Escolha o lugar certo

Ninguém ‘curte’ uma foto no salão do hotel ou no estacionamento da corrida. Encontre um local que mostre a cidade que você está correndo ou o ponto mais interessante do trajeto. Caso contrário, todas suas fotos parecerão sempre iguais.

Leia mais:

+ Como a corrida o ajudou no tratamento do alcoolismo
+ Criativas e originais, ‘Crews’ de corrida movimentam cidades

8Esconda informações importantes

Evite tirar fotos no dia anterior a uma corrida em que apareça seu número de peito, por exemplo. Alguém mal intencionado pode cloná-lo a partir da imagem.

9Esteja sempre pronto

As melhores fotos acontecem em momentos inesperados. Fique sempre pronto, pois pode ser que um cenário maravilhoso apareça sem avisar, e vá embora sem se despedir.

COMPARTILHAR