A hora é agora, mulheres

5 ótimas razões para você começar já a correr

Ilustração: Barbara Malagoli.

Por Ana Carolina Corte*

Que a corrida traz vários benefícios para a saúde, nós já sabemos. Mas você sabia que ela pode fazer maravilhas pelo corpo e a mente de nós, mulheres?

Hoje fica até difícil imaginar que no passado recente nós não podíamos participar de provas. A imensa maioria das mulheres nem treinava. Somente nos últimos 35 anos deixamos de ser espectadoras para nos tornarmos corredoras. Para as mulheres, esse esporte representa autonomia, força, prazer, autocontrole, socialização e poder. É capaz de transformar uma vida.

Confira a seguir uma amostra do que a corrida pode fazer por você:

1 / O exercício físico pode aliviar os sintomas da TPM, como dores nas mamas, retenção de líquidos, ansiedade e depressão, além de melhorar a sensação de bem-estar antes e durante o período menstrual. Alguns estudos mostram que a menstruação não afeta a performance na corrida, pois não há alteração na força e na resistência aeróbica. Claro, nem todas as mulheres conseguem manter o mesmo ritmo de treinos nesse período, mas saiba que a corrida pode ser uma aliada.

2 / As mulheres estocam gordura com mais eficiência que os homens (sim, é uma injustiça!). Mas a corrida promove um alto gasto energético, aumenta a liberação de hormônios que auxiliam a queima de gordura e muda o padrão da composição corporal feminina.

3 / Os ossos estão em constante modificação, tanto por meio das células que têm função de “destruí-los” (osteoclastos), como das que têm como função remodelá-los (osteoblastos). A prática da corrida melhora a remodelação, o que ajuda a manter a qualidade e a quantidade da massa óssea na fase adulta e reduz a perda óssea na velhice.

Leia mais:

Corrida para todos
Comece a correr já!

4 / Evidências sugerem que a corrida estimula a libido na mulher. Acredita-se que há um aumento temporário dos níveis de testosterona durante a corrida, o que aumentaria o apetite sexual. Mas eu acredito que a melhora da imagem corporal (resultado da prática esportiva) tem mais peso na questão, já que a libido feminina está mais vinculada a fatores psicológicos que hormonais. Qualquer que seja a explicação, a corrida influencia positivamente na vida sexual da mulher.

5 / A corrida também é um importante fator preventivo para sintomas depressivos e de ansiedade, pois aumenta a liberação de neurotransmissores que dão a sensação de prazer e bem-estar. Ou seja, menos estresse, mais tranquilidade e melhores condições para trabalhar e aproveitar a vida com qualidade.

Para conhecer outros benefícios do esporte, vá caminhar. Com disciplina e força de vontade, em pouco tempo você começará a correr. E acredite: será amor à primeira passada!

*Médica do exercício e do esporte do Comitê Olímpico Brasileiro (COB)