Jantar tarde e pular o café da manhã faz mal à saúde, diz estudo

Por Jordan Smith, da Bicycling US

Jantar tarde e pular o café da manhã
Foto: Shutterstock

Jantar tarde e pular o café da manhã pode parecer um algo inocente, mas pode fazer mal ao coração. Segundo pesquisa publicada no European Journal of Preventive Cardiology, pessoas que comem tarde e pulam o café da manhã tendem a ter piores consequências após sofrer um ataque cardíaco.

No estudo, pesquisadores avaliaram os hábitos alimentares de 113 pessoas pré-ataque cardíaco. Depois elas foram acompanharam por 30 dias após serem hospitalizados por um ataque cardíaco. Pesquisadores descobriram que pessoas que pularam o café da manhã pelo menos três vezes por semana e jantaram duas horas antes de dormir tinham de quatro a cinco vezes mais chances de morrer, ter outro ataque cardíaco ou sentir dores no peito 30 dias após a alta hospitalar.

“Nós sabíamos por outros estudos que esses hábitos poderiam piorar o perfil metabólico de uma pessoa”, disse Marcos Minicucci, professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP). “No entanto, é realmente surpreendente que esses hábitos possam piorar essas consequências.”

Pular o café da manhã pode te ajudar a perder peso, mas será que vale a pena? 

Uma hipótese para que isso aconteça é que as pessoas com esse costume têm outros hábitos prejudiciais à saúde. Pesquisas anteriores também associaram a falta do café da manhã ao ganho de peso e resistência à insulina. Esse último acontece quando o seu corpo não absorve adequadamente a insulina, o que pode elevar os níveis de açúcar no sangue e aumentar as chances de diabetes.

Outros fatores que podem surgir por causa desses hábitos alimentares também podem ter um papel nesses resultados. É o caso da disfunção endotelial – quando os vasos sanguíneos não podem se expandir adequadamente.

Invista no café da manhã

No entanto, pular o café da manhã não faz mal apenas a quem já sofreu um ataque cardíaco. De acordo com um estudo de 2017 publicado no Journal of American College of Cardiology, quem pula o café da manhã tem mais chances de apresentar aterosclerose – ou o endurecimento das artérias – o que pode aumentar as chances de ataque cardíaco.

Café da manhã melhora desempenho físico e mental 

Cortar carboidratos faz mal para o coração, diz pesquisa 

Como evitar esses efeitos? A recomendação de Minicucci é jantar pelo menos duas horas antes de dormir e tomar um bom café da manhã. Essa refeição deve representar de 15% a 35% de sua ingestão total de calorias diárias, então, invista nele. Por isso, pense em algo que inclua proteínas, como leite ou iogurte, um carboidrato (pão integral ou cereais) e frutas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here