Kinesio para canelite: saiba como usar para o tratamento da lesão

kinesio para canelite

Fato bem conhecido entre corredores: canelite é uma lesão muito chata. Fato menos conhecido? Que bandagens de kinesiologia (kinesio tape) podem torná-la um pouco menos. Quer saber como usar o kinesio para canelite? A gente te explica a seguir.

Aprenda 4 exercícios para prevenir canelite

De acordo com um estudo realizado com pessoas com canelite publicado no The Journal of Sports Medicine and Physical Fitness, aquelas que usaram kinesio tape por uma semana sentiram menos dor que as que usaram palmilhas. O que é uma notícia importante já que – como ressaltado pelo estudo – a canelite representa 13% de todas as lesões de corrida.

Se para você tratar o problema com bandagem parece uma solução paliativa, é hora de rever sua opinião. “A canelite ocorre por sobrecarrega dos músculos da parte da frente da canela, inflamando a musculatura, o tendão e o osso”, explica Cameron Yuen, chefe de fisioterapia da Bespoke Treatments, em Nova York (EUA). “A kinesio tape levanta os tecidos superficiais – o que promove recuperação ao retirar resíduos metabólicos da região – e estimula as terminações nervosas que relaxam o músculo.”

É possível curar a canelite definitivamente?

A natureza elástica da fita também permite que sejam mantidos padrões normais de movimento, assim você pode continuar fazendo alguns dos treinos da sua planilha. Cameron recomenda colocar a bandagem de acordo com as instruções a seguir e diminuir a quilometragem pela metade nas duas semanas seguintes. “A canelite costuma ser causada por treinos muito longos ou intensos sem a evolução gradual necessária”, diz ele. Se você estiver melhor, aumente a sua quilometragem em 10% a cada semana; se continuar com dor, procure um médico para descartar uma possível fratura por estresse. Segundo Cameron, a canelite responde bem ao descanso, então alguma outra coisa pode estar acontecendo se você continuar com dor.

Como usar a kinesio para canelite

Primeiro passo: medir

Sente-se com a perna na frente do corpo, com os pés flexionados. Segure a fita no centro da parte de cima do pé (maios ou menos 5 cm acima do dedão) e desenrole-a até ela chegar logo abaixo da lateral do joelho. Corte a fita aí.

kinesio para canelite

Segundo passo: colar

Sem esticar a fita, descole 5 cm do adesivo e grude logo abaixo da lateral do joelho.

kinesio para canelite 2

Terceiro passo: esticar

 

Descole o resto do adesivo da fita e estique-a até logo abaixo da base do dedão, mantendo o pé flexionado.

kinesio para canelite 3

Dica: Para manter a fita no lugar, não a estique nos pontos de aderência.

Quarto passo: pressionar

Com os dedos dos pés levemente erguidos, pressione cuidadosamente a fita ao longo da canela até ela ficar lisa.

kinesio para canelite 4

Quinto passo: acrescentar

Corte tiras de fita adicionais do comprimento da largura da sua canela, depois coloque-as de um lado ao outro do osso, esticando-as lateralmente sobre os pontos de dor.

kinesio para canelite 5

Dica: Você pode deixá-las por uma semana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here