Como limpar (de verdade) suas garrafas de água

Dicas simples e eficientes para você não ter problemas com isso

Por Go Outside

Ao longo dos anos, acumulamos alguns modelos diferentes de garrafas e reservatórios de mochilas de hidratação, e estávamos nos perguntando se há um método apropriado de limpeza para cada um deles. A Go Outside norte-americana conversou com representantes de algumas marcas para buscar conselhos. Isso é o que eles disseram:

Leia mais:

6 combustíveis para a maratona
22 presentes para corredores

Garrafa de plástico

As garrafas plásticas podem ir na máquina de lavar louças, desde que fiquem na parte de cima, longe da parte aquecida, que pode derreter e comprometer a tampa. Água morna e sabão também limpam com eficiência. Se você esquecer a garrafa cheia de suco ou alguma outra substância, a sugestão é deixar a garrafa de molho de um dia para o outro com uma colher de sopa de água sanitária ou bicarbonato de sódio por xícara de água.

Caramanhola

A mesma regra vale para as caramanholas plásticas como a Polar: é permitido lavar na máquina, desde que na parte de cima, longe do aquecimento. Se você esquecer uma bebida açucarada dentro da garrafa, deixe-a de molho em uma solução de água e sabão. Se mesmo assim o cheiro não sair, a dica é usar uma escova plástica ou adicionar um pouco de arroz à água com sabão, e chacoalhar para tirar qualquer vestígio que tenha ficado para trás.

Reservatórios de hidratação

Após cada uso, é fundamental esvaziar e secar o reservatório. Tire toda a água e então use um pano de prato ou toalhas de papel para secar tudo. Uma boa dica é, depois de seco, enrolar o reservatório e guardá-lo no freezer, onde a baixa temperatura impede a reprodução de bactérias.

Se além de água você usa o reservatório para levar bebidas isotônicas, é bom fazer uma lavagem mais a fundo a cada dois usos. Encha o reservatório com água quente e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio ou água sanitária por litro de água. Faça a solução passar também pela mangueira e pelo bico, deixe de molho por 30 minutos e então enxague tudo com água quente. Um pouco de suco de limão ajuda a tirar o gosto acumulado que pode ficar na mangueira e no bico. Não esqueça de secar bem.

Garrafa térmica a vácuo

A maioria destas garrafas pode ir na máquina de lavar louças (as marcas Klean Kanteen e Yeti podem, as da marca Hydroflask não devem ir à máquina). Para lavar à mão, o melhor é usar um detergente sem cheiro, para não deixar gosto. Lembre-se: este tipo de garrafa usa soldas precisas para manter o isolamento a vácuo. Deixá-las no freezer ou sobre uma chama aberta pode fazê-las expandir ou contrair, o que danifica as soldas e a habilidade da garrafa em reter a temperatura.

SHARE