Maratona de Londres acontece neste domingo

Prova deve ter disputa forte no masculino e no feminino

Kenenisa Bekele e Feyisa Lelisa. Foto: divulgação.

A nova temporada das World Marathon Majors – as seis maiores maratonas do mundo – vai começar neste domingo (23) com a Maratona de Londres. A prova vai reunir cerca de 39 mil corredores e a disputa na elite deve ser acirrada tanto no feminino quanto no masculino.

Entre os homens, alguns dos destaques são Kenenisa Bekele, segundo maratonista mais rápido do mundo com 2h03min03, Abel Kirui, vencedor em Chicago em 2016, Feyisa Lilesa, medalha de prata no Rio e primeiro lugar em Tóquio, e Ghirmay Ghebreslassie, campeão em Nova York no ano passado com apenas 20 anos – o mais jovem da história.P

Em entrevista à organização da Maratona de Londres, Bekele se mostrou confiante em vencer e pensa até em quebrar sua melhor marca. “Estou em uma forma tão boa quanto em Berlim no ano passado. Acho que posso melhorar meu recorde pessoal, isso seria perfeito para mim. Mas é claro que em uma maratona qualquer coisa pode acontecer”. Quem também está à procura de um novo recorde pessoal é Ghebreslassie. “Não estou nada satisfeito com meu RP [que é de 2h07min46] se você comparar com o dos outros na corrida. No domingo, estou determinado a fazer abaixo de 2h07 e tentar ao máximo correr sub2h06 ou até mesmo 2h05”, disse o corredor.

Leia mais:

Príncipe William quer correr uma maratona
+ O mestre da maratona: Cesar Augusto Martins terminou Boston em 2h25min15 e foi o 5º melhor corredor acima de 40 anos

Vivian Cheruyiot, Florence Kiplagat e Mary Keitany. Foto: divulgação.

Na elite feminina, quatro atletas já correram abaixo de 2h20, com Mary Keitany, bicampeã em Londres e tricampeã em Nova York, liderando a disputa com recorde pessoal de 2h18min37. “Eu treinei bastante, estou pronta para correr no domingo”, contou a queniana. Ao lado dela no pelotão devem estar Florence Kiplagat, vencedora duas vezes em Chicago, Helah Kiprop, primeira colocada em Tóquio em 2016, Mare Dibaba, bronze no Rio e Aberu Kebede, três vezes campeã em Berlim.

Vivian Cheruiyot, campeã dos 5.000 na Rio-2016, fará sua estreia em maratonas e pode surpreender. “Eu quero correr rápido, porque é minha primeira maratona, mas ao mesmo tempo não sinto tanta pressão por ser minha estreia. Eu sei que o line-up de corredoras é forte, então minha meta é correr bem e terminar”.

A largada será dada pelos príncipes William e Harry, além da Duquesa de Cambridge Kate Middleton. Em vídeo, eles anunciaram que também estarão no percurso torcendo pelos corredores. A Heads Together, fundação que busca chamar a atenção para a importância da saúde mental e que é liderada pelos três, foi escolhida como a instituição beneficente do ano da Maratona de Londres.

O SporTV 2 vai transmitir a prova ao vivo a partir das 5h55.

Campeões gerais das World Marathon Majors

A Abbott World Marathon Majors anunciou nesta semana os vencedores da Series X, ou seja, os atletas que tiveram o melhor desempenho na última temporada das Majors – que se encerrou em Boston na segunda. As Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio também contaram para o ranking. Entre os homens, o vencedor foi Eliud Kipchoge. A vencedora do feminino não será anunciada até que o processo de doping de Jemima Sumgong, a líder do ranking, seja finalizado. Marcel Hug e Tatyana McFadden ganharam na categoria para atletas em cadeira de rodas.

COMPARTILHAR