Brasileiros vencem a Meia Maratona Internacional de São Paulo 2019

Redação Runner's World

Maratona Internacional de São Paulo __
Foto: Sérgio Shibuya/MBraga Comunicação

No domingo (7), brasileiros vibraram na final da Meia Maratona Internacional de São Paulo 2019. Dobradinha no pódio. Na categoria feminina a vitória ficou com Alice Yuri Lima Fonseca. Já Leonardo Santana de Olinda conquistou os 21 km na categoria masculina.

Brasileiros vencem a Meia Maratona Internacional de São Paulo 2019

Alice finalizou a prova com com 1h31min35seg e Leonardo cruzou a linha de chegada em 1h14min25seg. Uma curiosidade? Os dois são namorados. Eles estão juntos há quatro anos e a corrida, sem dúvida, é um dos pilares desse relacionamento.

Nas redes sociais, a corredora celebrou a conquista. “A energia de uma prova tão grande como essa é contagiante! A cada grito de incentivo no percurso, dava ainda mais vontade de dar o meu melhor”, escreveu a atleta.

Recordista histórico da meia maratona vai participar da Maratona de Londres 2019 

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

O primeiro troféu de 21km! Sem acreditar até agora 😱😍🏆 . Campeã geral dos 21km da 25º Maratona de São Paulo! . Essa foi a minha segunda meia maratona, bati meu recorde pessoal, e o melhor de tudo, eu nem esperava isso! Pois não estava treinando específico pra ela, fui pra treinar e me senti muito bem. 🙏🏻 . A energia de uma prova tão grande como essa é contagiante!! A cada grito de incentivo no percurso, dava ainda mais vontade de dar o meu melhor. . Agradeço à todos que gritaram meu nome no percurso e torceram por mim. . Parabéns pra todos nós! Principalmente para quem completou os 42km 😱 vocês são demais!!! ❤️🥇👊🏻💪🏻 . E pra fechar com chave de ouro, deu #casalpodio 😍🏆 eu e o @leonardorunning campeões da prova ❤️ Felicidade define. . #maratonadesaopaulo2019 #21km #corridaderua #monitorthebeat #fastbraidfriday #runnerspace #runninggirl

Uma publicação compartilhada por Alice Yuri Lima (@aliceyu_) em

Amadores no pódio

Leonardo também comemorou a realização. “E quem diria que um amador chegaria tão longe? Vamos sonhar, pois só realizamos o que sonhamos!”

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

O que dizer sobre agora ter um troféu de uma das maiores provas do país? . CAMPEÃO da meia maratona dentro da 25ª Maratona Internacional de São Paulo! . Felicidade define esse momento. O suor é derramado diariamente. Alguns admiram e incentivam. Outros, às vezes lançam um comentário como o de dia atrás “ Leão de Treino “ ( expressão negativa ). Ta certo, não tem como agradar a todos. O importante é: fazer o que nos realiza, e hoje estou realizado! . À todos que tanto torcem e incentivam, um muito obrigado. Vocês dão uma força que muitos não têm idéia! . E quem diria que um amador chegaria tão longe? Vamos sonhar, pois só realizamos o que sonhamos! ♥️ . Ah… e pra dobrar a meta: @aliceyu_ campeã também e com direito a recorde 😱😍💪🏽 . #corridaderua #maratona #maratonadesp #meiamaratona #corrida #atletismo #yescom #casalpodio

Uma publicação compartilhada por Leonardo Santana (@leonardorunning) em

Cinco primeiros colocados da Meia Maratona Internacional de São Paulo 2019

Masculino

1) Leonardo Santana de Olinda (BRA), 1h14min25seg
2) Ronielson Tenorio da Silva (BRA), 1h14min55seg
3) João Roberto Oliveira da Silva (BRA), 1h15min23seg
4) Fabio Cintra Mora (BRA), 1h16min10seg
5) Fabricio Vieira Pereira (BRA), 1h17min07seg

Feminino

1) Alice Yuri Lima Fonseca (BRA), 1h31min35seg
2) Silmara Izidora Modesto (BRA), 1h34min22seg
3) Ana Luiz dos Anjos Gracez (BRA), 1h37min49seg
4) Marcia dos Santos Possari (BRA), 1h38min36seg
5) Fabia Monique (BRA), 1h38min26seg

Planilha e dicas para terminar uma meia maratona em menos de 2 horas 

Queniano vence Maratona Internacional de São Paulo 2019

Nos 42 km a vitória ficou com o queniano Kimani Pharis Irungu. Com qualificação bronze no ranking IAAF, o corredor terminou a prova em 2h18min32seg. A etíope Sifan Melaku Demise, que é atleta ouro no ranking, foi a campeã na categoria feminina, com o tempo de 2h35min03seg. Os dois atletas africanos fizeram suas estreias na disputa da Maratona de São Paulo.

Maratona Internacional de São Paulo 2019 _1
Kimani abriu vantagem de tempo no final da prova. Foto: Sérgio Shibuya/MBraga Comunicação

Um pelotão com cerca de seis atletas começou a abrir distância do segundo grupo e ditou o ritmo da prova. Kimani estava entre eles, além do compatriota David Kiprono (que ficou em segundo) e do etíope Feleke Darsema (que chegou em terceiro). Os três vieram juntos até quase o fim da prova. Já na chegada ao Ibirapuera, Kimani forçou mais e abriu uma pequena vantagem, para cruzar em primeiro.

“Foi uma prova difícil. Com subidas muito fortes e adversários de alto nível, tanto que viemos juntos o tempo todo, sempre revezando na liderança. Além das subidas, também senti um pouco o clima úmido, mais do que estou acostumado. A maior dificuldade mesmo foi nos trechos íngremes, que exigiram muito da gente. Estou feliz. É um grande resultado, ainda mais porque é minha estreia na prova”, comentou o vencedor.

Como manter o seu corpo bem abastecido durante os treinos para maratona 

O que é “bater no muro” durante uma maratona e como você pode evitar isso? 

Vantagem na prova

Aos 19 anos, Sifan Melaku Demise também fez sua primeira participação na Maratona de São Paulo. Ao contrário da prova masculina, a jovem ditou um ritmo mais forte no começo, e depois que abriu vantagem para as concorrentes, na metade da prova, passou a administrar a disputa. Cruzou a linha de chegada sozinha, e com uma vantagem superior a dois minutos para a segunda colocada, a queniana Salome Jerono Biwo. Genet Getaneh Wendimagegnehu, outra atleta da Etiópia, ficou em terceiro.

Maratona Internacional de São Paulo 2019 _
Sifan tem 19 anos e participou da prova pela primeira vez este ano. Foto: Sérgio Shibuya/MBraga Comunicação

“Foi uma prova dura. Senti bastante as fortes subidas, onde me poupei mais. Mas quando consegui abrir uma vantagem para minhas concorrentes, passei a administrar, até para cansar menos e me poupar um pouco. Foi uma disputa cansativa, mas estou muito feliz com essa minha primeira vitória aqui em São Paulo”, contou a jovem.

Cinco primeiros colocados da Maratona Internacional de São Paulo 2019

Masculino
1) Kimani Pharis Irungu (QUE), 2h18min32seg
2) David Kiprono Metto (QUE) 2h18min38seg
3) Feleke Darsema Tulu (ETH), 2h19min01seg
4) Kiplimo Stephen (QUE), 2h19min32seg
5) Pietro Mamu Shaku (ERI), 2h19min33seg
Feminino
1) Sifan Melaku Demise (ETH), 2h35min03seg
2) Salome Jerono Biwot (QUE), 2h37min32seg
3) Genet Getaneh Wendimagegnehu (ETH), 2h37min55seg
4) Faith Jeruto Chemaoi (QUE), 2h40min43seg
5) Gadise Mulu Demissie (ETH), 2h40min53seg