10 dicas para não engordar comendo bem

Entenda como o "comer intuitivo" faz toda a diferença

Créditos: Voyagerix/Shutterstock

Métodos para emagrecer, existem vários. Mas faz ideia de como comer bem, sem dieta e mesmo assim não engordar? Conheça os princípios do “comer intuitivo”

Comer em resposta aos sinais de fome e não comer quando estiver com sinais de saciedade, pode fazer toda a diferença na hora de ter uma alimentação saudável.

Se permitir comer qualquer alimento e de se alimentar principalmente por razões físicas – e não por ansiedade, por exemplo, é importante.

Por isso, as autoras do livro Intuitive Eating, Evelyn Tribole e Elyse Resch, propõem 10 princípios para conseguir realizar isso com sucesso.

Assim, elas chamam a técnica de “comer intuitivo”. Veja a seguir como usar o método para conseguir comer melhor e emagrecer sem ter que fazer dieta:

1Rejeite a mentalidade da dieta

Esqueça os livros de dieta e reportagens que ofereçam perda de peso de forma rápida e fácil. Se você mantiver a mínima esperança de que há uma nova e melhor dieta por vir, isso vai dificultar que você aceite o comer intuitivo.

2Honre sua fome

Mantenha seu corpo bem alimentado para que você evite o ponto máximo da fome e corra o risco de comer em excesso.

3Faça as pazes com a comida

Permita-se comer sem restrições. Se você disser a si mesmo que não deve ou não pode consumir determinado alimento, isso pode levar a um sentimento de privação, de vontade incontrolável e, como consequência, ao exagero.

4Desafie a “polícia” da comida

Diga não aos seus pensamentos de que você é “bom” por comer poucas calorias e “mau” por ter ingerido uma fatia de bolo de chocolate.

5Respeite sua saciedade

Preste atenção aos sinais do seu corpo que dizem quando você não está mais com fome. Faça uma pausa no meio de uma refeição e se pergunte qual o gosto da comida e seu nível de saciedade.

6Descubra o fator de satisfação

Na correria do dia a dia, muitas vezes negligenciamos a satisfação e o prazer que podem ser encontrados em uma refeição. Quando você come o que realmente quer em um ambiente convidativo, o prazer disso vai ajudá-lo a se sentir saciado, e você pode precisar de menos comida para sentir que já está satisfeito.

7Honre seus sentimentos

Sem usar a comida! Encontre formas de se confortar, se distrair e de resolver seus problemas sem usar a comida. Ansiedade, solidão, tédio e raiva são sentimentos comuns durante a vida. A comida pode até melhorá-los no curto prazo, mas não vai consertar esses problemas.

8Respeite seu corpo

Aceite sua genética. Assim como uma pessoa que calça 39 não espera conseguir usar um sapato nº 36, é desconfortável do mesmo jeito ter uma expectativa assim em relação ao seu biotipo. Mas, mais importante, respeite seu corpo para que você possa se sentir bem consigo mesmo.

9Exercite-se

Seja ativo e sinta a diferença. Mude seu foco para como você se sente quando pratica atividades físicas em vez de apenas quantas calorias está queimando.

10Respeite a sua saúde

Faça escolhas que honrem a sua saúde e o seu paladar e que também te façam se sentir bem. Lembre-se de que você não precisa de uma dieta perfeita para ser saudável. O que importa é o que você come consistentemente.

Para emagrecer

+ Quer emagrecer? Então pare de fazer dieta agora!
+ Dieta boa não é aquela que reduz calorias, diz estudo