Treinos longos: para que serve e quantos fazer?

Crédito: Maridav/Shutterstock

Entenda mais sobre os treinos longos, a importância e os riscos para o corredor

Por Paula Narvaez

Você sabe para que servem os treinos longos e quantos devemos fazer antes de uma maratona?

Em uma das primeiras conversas que tive com o Wanderlei, meu treinador, para alinhar as expectativas desse ano, ele me disse que não gostaria mais que eu corresse ultramaratonas ou fizesse muitos treinos de longas distâncias.

E eu, que toparia treinar com ele sob qualquer condição, topei na hora. Na época ele não me explicou muito o motivo. Só falou que sou nova para me desgastar com tantos treinos longos e que posso fazer isso mais tarde.

Mas, ao longo desses dois anos de relacionamento, fui entendendo que essa “exigência” vem justamente do objetivo de me proteger. De lesões, de excessos e de prolongar minha vida útil na corrida.

Basta olhar para o capitão para entender que se tem alguém que entende de corrida e longevidade esse alguém é ele, não é mesmo?

Faltando um mês para a Maratona do Rio, corri no último final de semana 28km, o último longo do cronograma.

Quando perguntei ao capitão sobre um possível treino de 32km na próxima semana, ele explicou que não há necessidade.

Isso porque  treinos acima de 25 km seguidos promovem um grande estresse muscular e o último longo antes da prova deva ser feito no máximo 4 semanas antes do grande dia.

Capitão disse também que o segredo do maratonista não está nos treinos longos aos finais de semana e sim no volume semanal (quilometragem), volume nas pernas e regularidade nos treinos.

Além disso, longos acima de 32 km são indicados apenas para os atletas de elite que não chegam a 2 horas de rodagem.

Diferente da grande maioria dos corredores que chega a percorrer essa distância acima das 3 horas.

Portanto, fica a lição do capitão: um treino longo de 30 km bem feito já é o suficiente para testar a preparação, resistência, alimentação, hidratação, tênis, roupas da prova.

E, principalmente, para desenvolver a confiança para enfrentar a maratona. E lembre-se: treino sempre em ritmo confortável – jamais em ritmo da prova!

Dicas para o longão:

+ 8 formas de aumentar o longão
+ Como deixar o longão menos monótono?