Pare de evitar o glúten a menos que você tenha uma razão médica para isso

Por Danille Zickl, Associate Health & Fitness Editor

evitar o glúten

Eu nunca segui dietas da moda. Restringir completamente certos alimentos ou ingredientes só me faria querer mais. E essa maneira de comer só parece funcionar por um curto período de tempo. Eu sou mais do tipo “tudo com moderação”. A dieta que eu menos entendi? Evitar o glúten quando não há nenhuma razão para isso, como alergia, sensibilidade ou doença celíaca.

O que é glúten?

De acordo com Abby Olson, nutricionista em Minnesota e proprietário da Encompass Nutrition, o glúten é a combinação de proteínas que se juntam no trigo e dão à massa a altura elevada e a textura elástica. Assim, além do pão, você pode encontrar glúten em coisas como massas, biscoitos e até mesmo doces e carnes processadas.

Com uma alergia ao glúten, uma pessoa pode apresentar sintomas como coceira e inchaço no nariz e na garganta, uma erupção cutânea, chiado no peito ou anafilaxia, de acordo com o United European Gastroenterology Journal.

“Com uma sensibilidade ao glúten ou intolerância, uma pessoa pode experimentar problemas gastrointestinais, como gases ou inchaço, inflamação das articulações, fadiga ou alterações de humor ao comer alimentos que contêm glúten”, diz Olson.

A doença celíaca, segundo Olson, é uma versão mais séria de uma intolerância. Ela tende a ser genética e é causada por uma reação autoimune em que seu corpo ataca as proteínas do glúten, que podem danificar seu intestino delgado – responsável pela absorção de nutrientes. Quando você não consegue decompor nutrientes como ferro e vitamina B12, pode não ter energia ou força muscular suficientes para treinos difíceis. É muito raro, no entanto. Nos EUA, afeta apenas 0,7% de toda a população, de acordo com um estudo da Mayo Clinic Proceedings.

Saiba o que comer antes de correr para garantir bons treinos

Exames de sangue, testes genéticos e endoscopias podem ser feitos para diagnosticar a doença celíaca. Exames de sangue ou testes na pele podem identificar uma alergia. Mas se você suspeitar que tem sensibilidade ao glúten, isso é mais tentativa e erro, de acordo com Olson. Como? Adicionando e retirando alimentos de sua dieta para ver quais deles aliviam seus sintomas e quais os pioram.

Essas são todas as razões legítimas para evitar o glúten.

As propriedades do glúten

No entanto, cada vez mais pessoas estão cortando o glúten sem ter motivos para isso. No mesmo estudo da Mayo Clinic Proceedings, a porcentagem de pessoas sem doença celíaca que estão seguindo uma dieta sem glúten atingiu 1,7% em 2013-2014, mais que triplicando de 2009-2011.

Essa linha de pensamento “saudável” não faz muito sentido: o glúten não é prejudicial se o corpo puder processá-lo. E os alimentos que o contêm também não são necessariamente ruins para você, especialmente se você for um atleta.

Se você está consumindo glúten na forma de grãos integrais regularmente, é menos provável que você esteja acima do peso e sofra das doenças crônicas causadas pela obesidade, como diabetes e doenças cardíacas, de acordo com um estudo publicado na British Medical Journal . Os cereais integrais podem até ajudar a diminuir o risco de desenvolver certos tipos de câncer, como câncer colorretal e câncer de pescoço.

Além disso, um estudo publicado no British Medical Journal descobriu que para cada 90 gramas (três porções) de grãos integrais, você diminui seu risco de morrer de doença cardiovascular em 22%, câncer em 15% e AVC em 14%. .

Grãos integrais também são a principal fonte de combustível dos seus músculos quando você treina. Se você não consumir carboidratos suficientes, você vai “bater contra o muro” muito rápido. E grãos integrais contêm outros nutrientes que seu corpo também precisa, como fibras, vitaminas do complexo B, ferro, cobre, zinco e magnésio. Bom ressaltar que todos são necessários para melhorar seu desempenho como corredor.

Embora os carboidratos processados ​​em bolos e biscoitos não sejam os melhores para você, digo novamente: “tudo com moderação”.

Produtos sem glúten, por outro lado, tendem a ser despojados dos nutrientes que os grãos integrais fornecem. E de acordo com Olson, os produtos sem glúten podem conter açúcares adicionados para realçar o sabor. Com o tempo, consumir muito açúcar pode aumentar o risco de desenvolver diabetes, pressão alta ou doença cardíaca.

Pare de evitar o glúten!

Afinal, por que todo mundo tem medo de glúten?

“As pessoas estão procurando maneiras de se sentir melhor. E isso anda de mãos dadas com a tendência low-carb”, diz Olson. “A ideia de reduzir os carboidratos para perda de peso foi um desvio para a ideia de que, se você simplesmente evitar o glúten, você se sentirá melhor. Tem havido muita desinformação e mal-entendidos sobre isso.”

Se você está tentando perder peso, continue se exercitando, preste atenção ao tamanho das suas porções e acrescente mais probióticos e alimentos não processados ​​à sua dieta.

Saiba como continuar perdendo peso com a corrida

Resumindo, se o glúten é a fonte de algum problema de saúde, elimine-o da sua dieta. Mas se não for, pare com as dietas da moda e aproveite tudo o que o glúten tem a oferecer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here