Um pedido de desculpa em nome dos corredores

Por Joe Mackie, da Runner's World US

pedido de desculpas do corredor
Foto: Shutterstock

Queridos amigos negligenciados, esposas, maridos, filhos e todo mundo a quem foi negado nosso tempo e energia por nossa implacável obsessão pela corrida. Aproveitando uma breve janela de autoconsciência e remorso – e uma rara lacuna no meu cronograma de treinamento – eu gostaria de pedir desculpa em nome de todos os corredores. Nós sentimos muito. Não somos más pessoas, mas sabemos que fizemos coisas ruins. Nós somos apenas corredores.

Então essa é uma carta aberta de desculpas e um agradecimento para todos que nos acompanhando ao longo da vida. São amigos e familiares que suportam a nossa ausência, nossos treinos pela manhã e o bate-papo o limiar de lactato e o retorno elástico da energia. Nossas sinceras desculpas, mas falamos mais sobre isso depois.

Primeiro, uma palavra sobre nossa condição enquanto corredor. Ser corredor é ter uma vida dupla, nossa vida na corrida e fora dela travam uma batalha por nossa energia. Ser corredor significa fazer uma negociação contínua entre escolher pela nossa paixão e não ser um ser humano terrível para todos em nossas vidas que não correm. Pode não ser como uma traição ou um vício, mas, nos pior dos casos, pode nos levar ao egoísmo, com prioridades distorcidas e decisões lamentáveis, tudo em busca de tempo para os nossos pés.

Não tão presente…

Vamos começar pelo óbvio: todos os momentos em que não estamos juntos. Aqueles almoços de domingo com os amigos, o happy hour depois do trabalho, os aniversários, todas as ocasiões que perdemos quando estamos cumprindo o nosso plano de treinamento. Para você, pode parecer apenas outra corrida, mas para nós é mais uma peça de um quebra cabeça que estamos montando com muito cuidado a fim de montar o desenho final de nós cruzando a linha de chegada ou alcançando outro marco que se tornou parte integrante de como definimos o sucesso ou fracasso de nossas vidas. Claro, você está certo, é realmente apenas mais uma corrida, mas nós simplesmente não conseguimos ver isso no momento. E isso não significa que colocamos o nosso recorde pessoal acima da nossa amizade ou relacionamento. E sim, nós sentimos muito.

Dicas de um maratonista olímpico para o dia da maratona 

Então existem os momento em que estamos lá, mas não estamos de verdade. As tardes do final de semana que estamos cansados após um longão. Nós percebemos que esperava ansioso por nossa companhia ou para ajudar nas tarefes domésticas. Talvez, ate mesmo, com aquele brilho apaixonado no olhar. Ao invés disso, precisou dividir o dia com uma pessoa destruída. Mais tarde, comemos tudo o que há na casa, tomamos banho e dormimos. Mais uma vez.

Ao menos nos divertimos na noite passada. Exceto pelos momentos em que nós admitimos que não curtimos tanto quando poderíamos se não tivesse que correr todos os dias tão cedo. Então, desculpa, também, pelas festas que deixamos mais cedo e por dormir logo após o jantar por conta das corridas matinais. Nós reconheceremos, agora, que não importa o quanto nossos aplicativos de corrida possam ter apimentado nossa vida social, nossa corrida, provavelmente, não fez muito pela sua.

Paciência e companheirismo

E justamente quando você pensou que estava se afastando de tudo isso, não vamos esquecer o truque dos corredores de transformar uma viagem de final de semana em uma viagem de corrida; ou nosso kit de corrida na mala para adicionar corridas na praia ou no itinerário das férias. Em casa ou fora dela, não podemos deixar de ver qualquer passeio como uma oportunidade de registrar alguns quilômetros.

Depois tem os tênis. Todos os tênis. Tênis do recorde pessoal, do longão, das corridas de recuperação, para o dia da prova, todos pelo corredor de casa… Ok, você está certo, precisamos diminuir.

Desculpe-nos também pelas caixas de sapatos cheias de medalhas ocupando espaço no armário. E pela gaveta cheia de camisetas de corrida que nunca usaremos novamente.

Para completar essa lista (provavelmente incompleta) de delitos, vamos lembrar dos momentos em que você achou que teria algum descanso. Lesões podem nos impedir de correr, mas o mau humor deve ser insuportável. Andamos pela casa nos lamentando por não poder correr. Aí está uma coisa pior do que compartilhar a vida com um corredor: compartilhar a vida com um corredor lesionado.

Por tudo isso – e muito mais – nós sentimos muito. Obrigado por nos compreender e não nos forçar a escolher entre aqueles que amamos e esse esporte que também amamos. Prometemos nos esforçar mais para encontrar o equilíbrio certo e estar presente quando for importante. Nossos tênis velhos já estão na lixeira e nunca mais falaremos sobre limiar de lactato com você novamente.

De qualquer forma, preciso correr. Ainda consigo registrar alguns quilômetros antes do jantar…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here