Porta-bandeira paralímpica

Shirlene Coelho, do lançamento de dardo, carregará a bandeira do Brasil na abertura

Por Thuany Coelho – Redação

Shirlene Coelho, ouro no lançamento de dardo em Londres-2012, será a porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura da Paralimpíada do Rio nesta quarta-feira (7), às 18h15. Assim como na Olimpíada, com Yane Marques, será a primeira vez que uma mulher conduz a bandeira brasileira nos Jogos Paralimpícos.

Shirlene foi escolhida por votação entre os atletas que defenderão o Brasil na Rio-2016. Os candidatos foram indicados pelos chefes de missão e tinham que ter pelo menos um ouro paralímpico, além de não poderem competir no dia seguinte à cerimônia. Shirlene teve 20% dos votos e ficou à frente do judoca Antônio Tenório (18%) e do velocista Yohansson Nascimento (11%).

A brasileira estreou nas Paralimpíadas em Pequim-2008 com uma medalha de prata. Em Londres, garantiu não só o ouro, como também os recordes mundial e paralímpico da prova. No Rio, ela participará de mais duas modalidades além do lançamento de dardo: arremesso de peso e lançamento de disco. O atletismo tem a maior delegação brasileira nessa Paralimpíada, com 61 atletas.

Ainda há ingressos para acompanhar de perto o atletismo – e outras modalidades – na Rio-2016. Os preços vão de R$ 10 a R$ 70. Vendas em http://bit.ly/1HSMp6Q.