Qual a sua meta?

Encontre um objetivo que faça você feliz e turbine seus treinos

Foto: Mitch Mandel.

Por Cindy Kuzma

Corredor quer abraçar o mundo. Quer fazer tudo e mais um pouco. A gente lê sobre os benefícios dos longões, intervalados, treinos em subida, cross-training e quer encaixar tudo na rotina. Mas muitas vezes essa busca pela excelência acaba minando nosso entusiasmo pela corrida. Se esse for o seu caso, está na hora de redefinir a planilha. Segundo a organizadora profissional Marie Kondo, autora do bestseller ‘A mágica da arrumação’, a felicidade vem quando você abandona itens que guardava sem precisar, mantendo apenas seus favoritos. Aplique isso ao seu treino. Ou seja: desapegue do que “deveria” fazer e foque no que lhe satisfaz.

Leia mais:

Ano novo, você novo
Descubra o que é mito e verdade na prevenção das cãibras

“Para traçar sua próxima meta, identifique que tipo de corrida te deixa feliz e deixe que isso dite seus objetivos”, explica o treinador norte-americano Larry Blaylock. Confira a seguir maneiras de atingir sua meta (e organizar sua planilha) de acordo com os treinos que você mais gosta.

Você ama ir longe

SEU OBJETIVO Correr distâncias cada vez maiores. “Eu amo provas longas porque elimino muito estresse nelas”, diz Larry. Mais: elas mudam nossa percepção de limites. Larry recomenda ter como meta uma prova 60% maior que qualquer distância já percorrida. Uma prova de 10 km, por exemplo, requer oito semanas de treino; já uma ultramaratona, de 21 a 24 semanas de treino.

Você ama a “queimação” das corridas ritmadas

SEU OBJETIVO Um tempo run (ou corrida ritmada) de 16 km – que inclui pelo menos 20 minutos em um ritmo puxado mas confortável – tem um bom apelo entre corredores que amam desafiar seus limites. A corrida ritmada aumenta sua resistência à fadiga, deixando você correr mais rápido, por mais tempo, sem se cansar. Comece a primeira semana com uma sessão de 20 minutos (com aquecimento e desaquecimento de 5 a 10 minutos) e aumente a duração da fase ritmada (até 40 minutos) a cada semana.

Você ama subidas

SEU OBJETIVO Correr uma prova de trilha. Escolha uma com uma distância mais curta que a que geralmente você percorre no asfalto e comece com um treino semanal em trilha. Nas primeiras três a seis semanas, corra em pequenas inclinações. De- pois, arrisque as mais íngremes e vá mais longe (até 3 km). Mantenha um nível de esforço fácil, mesmo que o seu ritmo diminua para uma caminhada. “Essas subidas constroem força e energia”, diz Larry. “A velocidade virá logo em seguida.”

Você ama correr e escalar, e andar de bicicleta

SEU OBJETIVO Um triatlo ou uma corrida de obstáculos. Quando corredores desafiam seus corpos de formas diferentes, eles podem se divertir de maneira livre, quase que como crianças, e ganham muita força. Para estrear na distância Sprint do triatlo (750m de natação, 20 km de bike e 5 km de corrida), você não precisa treinar muito mais do que já fazia. Mas corra por pelo menos 30 minutos três vezes por semana para manter adaptações específicas da corrida.

Você ama correr com outras pessoas

SEU OBJETIVO Uma prova de revezamento. Você faz novos amigos, sabe mais sobre logística e planejamento e pode combinar encontros e treinos com sua equipe da prova. Mas atenção para que o clima de competição e a ideia de “dar tudo pela equipe” não façam você ir além dos seus limites e se lesionar.

Você simplesmente ama correr

SEU OBJETIVO Correr de maneira saudável. Você não precisa participar de uma prova para aproveitar os benefícios mentais e físicos da corrida. Mire em ao menos 90 minutos semanais de corrida no ritmo que te faz feliz. Para evitar lesões, faça duas sessões semanais de 15 a 30 minutos de treinos de força e flexibilidade. Dê ênfase aos músculos do core (com movimentos como pranchas e pranchas laterais), pernas e glúteos (com avanço e agachamentos).

Mais leve e solto

Aprenda  a organizar suas roupas e objetos  de corrida

1. Fotografe objetos que trazem memórias bacanas (mas que não são usados) e crie um caderno com legendas explicando esses itens. E então doe os objetos.

2. Separe suas camisetas de corrida em duas pilhas: aquelas que você ama e aquelas que você nunca usa. Que tal tentar reduzir a segunda pilha e doar boa parte das camisetas?

3. Coloque inscrições e medalhas em caixas especiais. Elas trarão boas recordações sempre que você olhar para elas.

4. “Agradeça” aos objetos pela felicidade alcançada. Eles estão ali para lembrar que você chegou lá várias vezes e pode chegar tantas outras.

COMPARTILHAR