Que fria!

Saborosas recompensas para corredores irem mais longe

Foto: Mitch Mandel.

Por Yishane Lee

Sobremesas geladas, de picolés de frutas a sorvetes cremosos, têm seu lugar no freezer dos corredores. Só não coma o pote inteiro – nem mesmo das versões low fat, que podem ser repletas de açúcar. Delicie-se com as opções apresentadas a seguir para abastecer os treinos e refrescar o verão. E para queimar tudo isso? Corra 1 km para cada 70 calorias.

Leia mais:

14 ótimos lanches para corredores
Conheça nove itens aparentemente inofensivos que podem boicotar sua dieta e seus treinos

FROZEN IOGURTE
Com 130 calorias por xícara, o frozen iogurte é tímido em calorias, mas tem aproximadamente 30% mais açúcar que o sorvete tradicional. Procure por marcas com iogurte de verdade, mas sem adição de creme de leite ou leite integral. Sobre a tão conhecida propriedade probiótica do iogurte: dependendo da marca e de como é feito, não está garantido que as bactérias boas estejam vivas (e benéficas) depois de ele ter sido congelado.

SORBET

Os sorbets são feitos à base de fruta e água. Não têm gordura nem leite, mas trazem açúcar. Mesmo assim, costumam ter menos calorias que os sorvetes tradicionais: cerca de 130 por xícara. Se quiser preparar em casa uma sobremesa sem leite (e também livre de soja e glúten), que tal um sorbet à base de leite de coco? Cada xícara tem de 130 a 250 calorias, de 6g a 8g de gordura, sendo a maior parte gordura saturada, graças aos triglicerídeos de cadeia média (TCMs) presentes no leite de coco. Estudos têm mostrado que os TCMs podem ser usados como combustível, mas ainda não se sabe como ele poderia afetar a saúde do coração.

GELATO
Essa delícia italiana contém menos gordura que o sorvete convencional, mas normalmente tem mais açúcar. Uma xícara de sorvete italiano à base de leite tem 240 calorias, de 10% a 15% da recomendação diária de cálcio e 6g de proteína.

SORVETE DE MASSA

Vale a pena pagar um pouco mais e optar por marcas (como a La Basque e Häagen-Dazs) que usam manteiga no lugar de gordura vegetal hidrogenada (que comprovadamente faz mal ao coração). Você deve encontrar entre 150 e 300 calorias por porção, com cerca de 5g de gordura saturada, mas gordura oferece saciedade e ajuda o corpo a absorver certos nutrientes. E, de acordo com pesquisas recentes, gordura saturada proveniente de laticínios não aumenta o risco cardíaco.

SHARE