Quenianos vencem Dez Milhas Garoto

Brasileiros Giovani dos Santos e Kleidiane Barbosa ficam na segunda posição

Por Thuany Coelho

O calor intenso, a dificuldade de subir a Terceira Ponte e mais uma vitória queniana marcaram a 27ª edição da corrida Dez Milhas Garoto neste domingo (18). A prova de 16 km, que larga em Vitória (ES) e chega em Vila Velha (ES), contou com mais de dez mil participantes. Entre os homens, o queniano Joseph Aperumoi foi o vencedor (47min29s), dois segundos à frente do brasileiro Giovani dos Santos. Edmilson dos Reis Santana ficou com a terceira posição (48min57s).

Aperumoi e o brasileiro correram lado a lado praticamente todo o percurso. Foi apenas nos últimos metros que o queniano conseguiu impor uma pequena vantagem. “A prova foi boa, fiz uma boa marca e estou feliz pela torcida que tive. Mas é complicado, o queniano chegou descansado para a prova e eu venho de outras competições”, afirma Giovani.

No feminino, a mais rápida foi a queniana Consolata Cherotich, com 59min49s. A brasileira Kleidiane Barbosa chegou em segundo (1h00min30s). “Largamos em um ritmo forte e, por causa do calor, foi bastante difícil”, conta a brasileira, que havia sido a oitava colocada em 2014. Para ela, a Terceira Ponte (que liga Vitória a Vila Velha) é o trecho decisivo do percurso. “É preciso chegar ao final junto com o pelotão da frente para ter chances de vencer.” O ritmo forte e o calor atrapalharam outra brasileira, Josiane Cardoso, que tinha chances de pódio, mas passou mal a poucos metros da chegada e não concluiu a prova. O terceiro lugar ficou com outra queniana, Norren Jebich Kimutai (1h02min39s).

Pelotão amador

“A subida da ponte quebra a gente”, diz Jair Silveira, que participa da prova todos os anos, desde 2007. A Terceira Ponte também foi o ponto mais difícil para as capixabas Mauriene Barreto e Simone Fidelis. As duas começaram a correr há pouco mais de um ano e traçaram como meta participar da prova mais tradicional do estado. “É uma prova gostosa, mas estava muito quente”, conta Mauriene.

O calor também afetou o desempenho de Luiz Aparecido Joaquim. “Eu treinei muito, mas achei que foi difícil por causa do clima”, diz o paulista de São Carlos.

Na versão mirim da Dez Milhas, a Corrida Garotada, criada para estimular a atividade desde a infância, Pedro Henrique dos Santos, de 13 anos, foi o vencedor em sua faixa etária e tirou até foto com Giovani dos Santos. “Acho legal correr, quero continuar”, diz o capixaba, que também foi o primeiro colocado em 2014.

Veja fotos da prova: