A sabedoria das ruas

Provas em grandes metrópoles requerem uma preparação inteligente

Foto: Ryan Hulvat.

Por Lisa Haney

Cinquenta homens terminaram a primeira Maratona de Nova York, inteiramente realizada dentro do Central Park, em 1970. Já em 2016, mais de 50 mil pessoas se juntaram no lado sudeste da ponte Verrazano-Narrows para realizar um percurso que serpenteia entre os cinco distritos da cidade.

Leia mais:

+ Planilhas para os 42 km

Uma prova feita dentro de uma grande cidade significa uma multidão de espectadores e de corredores. “Pode ser exaustivo, mas isso também é parte da diversão”, diz John Honerkamp, o principal treinador da New York Road Runners, que correu a Maratona de Nova York pela sexta vez este ano. Há uma logística complexa – Nova York, por exemplo, tem três linhas de largada, com 17 horários diferentes, desde as 8h30 até as 11h da manhã.

Se você for correr uma grande prova em Nova York, São Paulo ou Rio de Janeiro, vai encarar situações que não enfrentaria em corridas menores. Veja como se preparar para aproveitar o grande dia e ter sua melhor performance.

PROGRAME A ALIMENTAÇÃO

Na maioria das maratonas, você acorda antes de o sol nascer para chegar à linha de largada, mas demora horas até entrar na área de concentração. Para simular o dia da prova, siga a mesma rotina em pelo menos dois longões, testando alimentos e bebidas. Faça uma refeição completa duas ou três horas antes da prova, diz a nutricionista norte-americana Heather Caplan. Depois, coma um lanche rápido (de cem calorias), com carboidratos de fácil digestão, 20 a 30 minutos antes da largada. Vai esperar muito? Inclua mais um lanche depois de se levantar e leve o café da manhã e lanche pré-prova (fáceis de carregar) com você.

SAIBA O QUE LEVAR E VESTIR

Prepare-se para gastar um tempo com o guarda-volumes ou vista roupas fáceis de serem tiradas. Também leve um cobertor velho e roupas que possa deixar na largada, como um moletom ou uma camiseta de manga comprida. Mas não dispense suas roupas cedo demais: nas grandes maratonas, é comum levar mais de 15 minutos para chegar de fato até o local de largada. Se possível, deixe combinado com algum conhecido que esteja assistindo à prova para que leve roupas secas, um lanche e algo mais que você possa precisar. Assim, você evita ter que guardar pertences e pode ter um pré-prova mais ágil.

PREPARE-SE PARA O DEPOIS

Não se jogue no sofá depois dos longões. “Melhor andar 1 km até alguma padaria e só depois voltar para casa”, diz John, “para aprender a continuar se movimentando por mais 10 ou 15 minutos com as pernas cansadas.” Em uma prova com dezenas de milhares de finalistas, longas áreas de chegada são comuns. E, na maior parte das provas, a menos que você tenha encontrado um hotel ao lado da chegada, você vai ter que andar por ruas e metrô lotados até chegar na sua hospedagem. Leve algo para fazer um lanche durante o trajeto, para já começar a suprir as necessidades do corpo, diz Heather.

COMPARTILHAR