Sexo antes de correr: faz diferença para o corpo?

Descubra as vantagens e desvantagens da prática antes da corrida.

Créditos: Antonio Diaz/Shutterstock

Entenda como o sexo antes de correr pode agir no corpo antes de alguma prova importante.

Nós, corredores, somos supersticiosos. “Não queremos fazer nada de um jeito diferente, mesmo que seja alguma coisa que adoramos”, afirma a ginecologista, obstetra e maratonista norte-americana Julia Levitt.

“Porém, do ponto de vista fisiológico, não há motivo para não transar na noite anterior a uma competição”.

De acordo com um artigo publicado na revista científica Clinical Journal of Sport Medicine, intitulado “Transar na noite anterior a uma competição diminui o desempenho?”, que revisou três estudos sobre sexo pré-prova, não há nenhum motivo para haver queda no desempenho.

Segundo a pesquisa, considerando um casal comum, casado, cada pessoa só queima 25 a 50 kcal durante o sexo. Isso equivale a subir dois lances de escada e não vai diminuir suas reservas de glicogênio.

Entretanto, se você for correr uma maratona, deixar o sexo interferir nas suas horas de sono pode esgotar seus níveis de energia.

“Por isso, faça sexo de forma breve e agradável. Não participe de uma prova de resistência antes da própria prova de resistência”, aconselha Julia.

Além disso, o sexo rápido pode evitar que você sinta dor ou irritação no dia seguinte, segundo ela. Então, na medida do possível, seja delicado: uma penetração profunda e forte pode fazer o colo uterino sangrar.

Se o revestimento do seu útero é fino, você pode ter irritação e sangramento. Mesmo os longões podem provocar um pequeno sangramento em algumas mulheres. Lembre-se de que os lubrificantes à base de água podem evitar irritações provocadas por fricção.

ATENÇÃO: O conteúdo acima é uma parte da matéria “As 16 perguntas constrangedoras sobre corrida” e pode ser conferido na versão online, assinando a revista ou baixando a versão digital paga pelo app no seu celular (ed. de janeiro/fevereiro de 2018).

Dicas pós-corrida

+ O que comer depois do treino?
+ Como recuperar o corpo depois da corrida