Ski ou snowboard?

Entenda a diferença entre os dois esportes e explore a neve

*Publieditorial*

As dúvidas sobre os esportes de neve são muito comuns, principalmente por quem nunca os praticou. Os equipamentos são os mesmos? Posso praticar os dois esportes na mesma pista? Preciso ter experiência em algum deles? Muitas são as perguntas, principalmente para quem vai se aventurar nas pistas pela primeira vez. Ski e Snowboard são os esportes mais praticados na neve, e cada um tem suas particularidades.

Ski

O ski foi praticado pela primeira vez na região dos Alpes e, por isso, recebeu esse nome. Hoje, o esporte é praticado em muitos países e a atração principal de muitos que não trocam os destinos de neve por nada. As modalidades mais encontradas nas pistas de esqui são o alpino e o nórdico, mas o esporte possui uma grande variedade de estilos.

Ski Alpino

No ski alpino, os esquiadores descem a montanha contornando obstáculos e a dificuldade fica por conta da pista. Quem está começando deve escolher uma pista com pouca inclinação, já os níveis avançados já podem arriscar descidas mais radicais. Quanto maior a velocidade, maior é a adrenalina.

Ski nórdico

O Ski nórdico surgiu no norte da Europa, como forma de deslocamento quando nevava muito. Ao praticar a modalidade a pessoa não só desce as montanhas, mas também caminha, sobe e patina.

Equipamentos para praticar ski

Para começar a esquiar são necessárias roupas de neve e o equipamento, que inclui botas, skis e bastões. As botas do ski alpino são duras, e ficam totalmente encaixadas nos esquis para melhor segurança. Já a bota do ski nórdico parece um tênis de cano alto, é mais macia e confortável e somente a ponta do pé é fixada nos skis, o que permite mais mobilidade, já que o calcanhar fica solto.

Snowboard

O snowboard surgiu a partir do ski quando um esquiador juntou dois skis para uma criança poder brincar sem cair. O esporte é bastante popular nos destinos de neve e também conta com diversas modalidades: superpipe, slalom gigante, slopestyle e snowboard cross e slalom gigante. O mais praticado nas estações de esqui é o snowboard tradicional.

O equilíbrio é o grande segredo do snowboard, os movimentos para frente e para trás é que vão fazer com que você fique em pé na prancha e, se você já tiver uma noção básica do esporte já pode arriscar algumas manobras. As pistas são  as mesmas usadas para esquiar, com as mesmas classificações: aprendizagem, iniciantes, intermediários e avançados.

Roupas e equipamentos para praticar snowboard

As roupas devem ser impermeáveis, especiais para a neve. Os equipamentos básicos do snowboard são as botas com fixação, prancha, óculos e capacete.

Para muitos iniciantes, o snowboard é mais difícil de aprender do que o ski. Assim como o ski, os primeiros dias são os mais difíceis, especialmente porque utilizamos músculos que no dia a dia não trabalham muito.

Para aprender a andar de snowboard, o ideal é pegar pelo menos duas aulas com um instrutor para aprender as principais técnicas, manobras e formas de cair. Mas uma coisa é certa: você vai se divertir muito praticando os dois.

Boa viagem!

Acesse www.clubmed.com.br,  ligue 4002-2582 ou consulte seu agente de viagens.

SHARE