Suplementação esportiva

Quando devo suplementar ou comer durante uma prova ou treino?

Foto: Pixabay

É muito comum quando começamos a correr, numa conversa entre amigos, rolar o papo de suplementação esportiva. Todo mundo tem sua opinião, dá seu “pitaco”, mas temos que entender a real necessidade do uso de um suplemento esportivo e em quais momentos eles podem ser utilizados.

De maneira geral, falando sobre durante a prova, podemos levar em consideração aquela ideia de suplementarmos apenas se o treino ou prova for acima de 1h ou 1h15. Eu gosto de trabalhar desta forma, pois até 1h de treino seu corpo tem combustíveis suficientes para manter esta energia.

Leia mais:
+ O que priorizar no cardápio para treinar com pique total
Saiba como fazer bolinhas energéticas para usar durante o treino

Mas o que usar? Procuramos manter o uso dos carboidratos como fonte rápida de energia. É muito comum o uso dos géis de carboidratos, mas vejo que muitas pessoas nem sempre se dão bem com eles. Neste caso, costumo indicar também aquelas gomas de carboidratos ou então bananinha passa, uva passa, damascos, tâmaras, mel, etc. Nem sempre o gel é necessário e muitas pessoas se dão super bem com estas frutas secas.

A frequência de tomada destes suplementos ou alimentos vai depender muito de cada um, mas, em média, é recomendado seu consumo a cada 35min até 1h. Teste o que funciona pra você! Hoje em dia, também temos alguns carboidratos de absorção um pouco mais lenta como a palatinose, que acaba promovendo uma estabilidade maior de glicemia (açúcar do sangue), fazendo com que os corredores consigam espaçar este tempo de tomada do suplemento.

Sugiro que testem o que funciona melhor para vocês, com o que vocês se sentem melhor e como fica sua performance, pois aquilo que dá certo para um amigo nem sempre funciona para você e vice-versa.

liviaLivia Hasegawa é nutricionista pela USP, com especialização em fisiologia do exercício pela Unifesp, nutrição clínica funcional pela VP Consultoria Nutricional e pós graduanda em fitoterapia funcional. Desde 2007, atua em consultório particular e atende atleta amadores, profissionais e pessoas em busca de mais saúde, qualidade de vida e uma relação mais harmoniosa com a comida