Tabata para corredores: quatro treinos para construir força e velocidade

Por Rick Pearson, da Runner's World UK

tabata para corredores
Foto: Shuttrerstock

Quanto tempo de exercício você precisa para obter resultados? Uma hora? Trinta minutos? Que tal quatro minutos? Numerosos estudos mostraram que os formatos Tabata – 20 segundos de esforço máximo, seguidos por 10 segundos de descanso, repetidos oito vezes – são brilhantes para queimar calorias e melhorar a forma física. Abaixo, separamos alguns treinos de Tabata para corredores.

Veja também: Quantas vezes devo mudar o treino para continuar tendo resultados?

Tabata para corredores

Esquiador

Alvos: Glutes, core

1. Comece em pé com os pés paralelos. Depois dobre os joelhos e dê um salto para a direita, aterrissando com o pé direito e deixando a perna esquerda passar atrás de você.

2. A partir daqui, pegue impulso da sua perna direita para saltar de volta para a esquerda, pousando em seu pé esquerdo. Isso é uma repetição.

Escalada

Alvos: Core, parte superior do corpo

1. Comece em uma posição de prancha, com as mãos sob os ombros.

2. Leve o joelho direito para o peito. Em seguida, leve-o de volta até chegar a posição de prancha, enquanto leva o joelho esquerdo até o peito. Repita.

Salto com agachamento

Alvos: glúteos, quadris, posteriores de coxas

1. Fique de pé com os pés afastados na largura dos ombros, os dedos dos pés ligeiramente para fora. Abaixe-se em um agachamento.

2. Dê impulso, salte e volte para o agachamento. Repita.

Burpee

Alvo: corpo inteiro

1. De pé, dobre os joelhos para abaixar-se e coloque as mãos no chão. Leve o seus pés para trás, até formar uma prancha e abaixe seu corpo até que seu peito toque o chão.

2. Volte à posição de planta, leve os pés para frente (em um impulso) e retome a posição do início, em pé.

Veja também: Cinco variações de burpee para aumentar a potência na corrida