Suas tatuagens fazem você suar menos?

Por Danielle Zickl, da Runner's World US

Tatuagem e suor
Foto: Shutterstock

Se você tem tatuagens pelo corpo, é provável que já tenha ouvido falar que a tinta pode estar influenciando seus treinos e bloqueando suas glândulas sudoríparas. Mas as tatuagens – especialmente entre os atletas – são bastante comuns. E aí surge o questionamento: será que a relação entre tatuagem e suor realmente faz sentido?

Alguns pesquisadores da Austrália decidiram descobrir se essa afirmação é verdadeira. Afinal, se as tatuagens realmente fazem você suar menos e mexem com a concentração de sódio que você elimina, sua performance pode ser prejudicada, já que seu corpo não está se regulando adequadamente.

Musculação reduz sintomas de ansiedade e depressão

Tatuagem e desempenho

O estudo, publicado no Journal of Science and Medicine in Sport, analisou 22 homens e mulheres entre 18 e 45 anos. Eles tinham pelo menos uma tatuagem com mais de dois meses. Elas tinham pouco menos de 5 cm² e pelo menos 50% dessa área colorida. 

Para o estudo, os participantes realizaram quatro treinos intervalados de cinco minutos em uma bicicleta ergométrica. Todos atenderam a uma taxa de percepção de esforço nível 15. Isso é o que a Universidade de Harvard define como  “atividades que exigem muito esforço e fazem o coração bater forte e a respiração ficar muito rápida”. Segundo o estudo, a frequência cardíaca média dos participantes era de 165 batimentos por minuto (bpm).

O suor dos participantes foi colhido através de dois adesivos absorventes. Um foi colocado nas tatuagens e outro no mesmo lugar, do lado oposto do corpo, sem nenhum desenho. Por exemplo, se a tatuagem de alguém estava no antebraço direito, eles compararam com a taxa de suor daquela área no antebraço esquerdo. Todos foram pesados no começo do teste para que se soubesse quanto suor eles perderam após o exercício. No final, os adesivos foram removidos e pesados. 

Ouvir música durante o treino melhora o desempenho

Quem tem tatuagem transpira menos?

Os pesquisados descobriram que foi uma média de 0,92 mg/cm² de suor eliminado na área tatuada e 0,94 mg/cm² na área não tatuada. 

Além disso, tanto para as áreas tatuadas quanto para as não tatuadas, praticamente não houve diferenças nas quantidades totais de sódio perdidas pelo suor.

Isso mostra que, apesar do que as pessoas possam ter pensado, a tinta e o microagulhamento não danificam a camada externa de sua pele. E nem causam cicatrizes que podem mexer com a função de suas glândulas sudoríparas, diz o autor do estudo Ben Desbrow, professor associado de nutrição esportiva e dietética da Universidade Griffith.

Se fosse esse o caso, as tatuagens poderiam expor as pessoas a maiores riscos de doenças relacionadas ao calor. Ou até comprometer o desempenho no trabalho e nos treinos. Já que a sudorese é a principal maneira de condicionamento dos humanos em condições quentes, explica Desbrow. 

A linha de pensamento pode ter surgido com um estudo anterior. Nesse estudo, os pesquisadores mostraram que a tatuagem reduziu a taxa de suor localizada. Além de ter aumentado a concentração de sódio no suor.

“No entanto, aquela pesquisa usou uma técnica de estimulação artificial, em vez de condições naturais de esforço”, disse Desbrow em um comunicado.

Desbrow e seus colegas afirmam que são necessários estudos adicionais para saber se certos tipos de técnicas de tatuagem, tinta ou equipamento podem afetar nossas glândulas sudoríparas. Além disso, ainda não se sabe se tatuagens maiores também têm diferenças.

A conclusão? Mais pesquisas ainda precisam ser feitas para chegar a uma resposta definitiva sobre a relação entre tatuagem e suor. Mas, até lá, se você tem vontade de fazer mais uma, não se reprima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here