Tensão Pré-Maratona, a TPM do corredor

Você se programa para a prova do ano e, quando está a um mês de realizar seu sonho, se machuca

Você já passou pela experiência de se machucar quando está a um passo de viajar para realizar a maratona dos seus sonhos? Saiba que isso não é tão raro. Que tal entender o que pode acontecer e como se preparar para evitar?

O risco de lesões com a proximidade de algum evento importante vem da ansiedade que este evento proporciona. E, à medida que o sentimento aumenta, gera um desgaste emocional e físico, deixando seu organismo mais suscetível às lesões.

Leia mais:
+ O segredo de Dean Karnazes contra a ansiedade pré-corrida
+ A corrida como aliada da produtividade

A ansiedade esportiva ocorre em várias modalidades e não escolhe modelos. Pode ser coletiva ou individual e pode ocorrer em homens e mulheres. O futebol tem exemplos bem característicos e observáveis: várias pesquisas mostram que os times na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro – ou em colocações próximas a esta “zona de risco” – são os times com mais atletas no departamento médico.

Mas como podemos evitar esse problema? Fazendo um preparo prévio e complementando seu programa de treinamento com uma preparação emocional. Primeiramente, treine de forma séria. Mostre para você mesmo que está fazendo todo o processo de forma correta e seguindo as instruções dos especialistas que trabalham com você. Isso trará um ganho de confiança a cada treino e fará com que você se sinta mais seguro e enfrente os desafios de sua prova de forma mais positiva.

Como a meditação pode ajudá-lo a alcançar todo seu potencial na corrida

Segundo: mantenha sua mente equilibrada. Com sessões de meditação, você relaxa seu corpo e sua mente de forma a afastar as tensões que tentam absorver suas energias. Prepare sua mente para a prova. Uma fórmula muito utilizada por atletas de alto nível é fazer sessões de visualizações. Nelas, você se vê no local da corrida, se ambienta com a prova, sente seu ritmo na corrida e se habitua. Assim, você ganhar maior controle físico e mental para quando estiver se preparando. É como se você fosse fazer uma coisa que já fez antes e está acostumado.

A ansiedade antes de um acontecimento é um sentimento normal. O que não podemos permitir é que este sentimento comande nossos atos e desejos. Preparar-se bem, no sentido físico e emocional, é uma característica que diferencia os amadores dos profissionais, os que sonham em fazer dos que vão e fazem.

Vem comigo!

Zeca-1José Carlos Fernando é diretor esportivo da Ztrack Esporte e Saúde assessoria esportiva e coaching esportivo de atletas e empresas. Formado em educação física e nutrição, com especializações em fisiologia do esporte, treinamento desportivo, nutrição esportiva e coaching do esporte, atua na área há mais de 25 anos.

COMPARTILHAR