Thiago Braz X Usain Bolt

Brasileiro concorre a prêmio de melhor do ano no atletismo contra Bolt, Mo Farah e mais sete atletas

Thiago Braz tem mais um motivo para comemorar. Por causa do ouro olímpico no salto com vara, o atleta foi indicado a melhor do ano no atletismo. A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) divulgou nesta terça-feira (18) os indicados ao prêmio de atleta do ano e o brasileiro está entre os dez escolhidos, junto com grandes feras das pistas e das ruas como Usain Bolt, Mo Farah e Eliud Kipchoge. Entre as mulheres, nenhuma brasileira figura na lista (confira abaixo todos os indicados).

Leia mais:
+ Bolt confirma aposentadoria para 2017
+ Filha do velocista Tyson Gay morre nos EUA

A escolha terá votos com pesos diferentes. O conselho da IAAF responderá por 50% dos votos e a família IAAF (treinadores, ex-atletas, membros da imprensa, federações, entre outras personalidades ligadas à entidade) a 25%. Os outros 25% vêm de votação popular. Você pode votar no seu favorito em http://bit.ly/2f9zmVB ou no Twitter da IAAF.

Os três finalistas serão anunciados no dia 1º de novembro. O resultado final será divulgado em cerimônia da entidade no dia 2 de dezembro, em Mônaco.

Braz foi campeão olímpico ao saltar 6,03 metros, sua melhor marca na vida. A altura também rendeu ao brasileiro o recorde olímpico. A vitória veio em cima do francês recordista mundial (6,16 m) Renaud Lavillenie. Grande favorito na prova, ele reclamou muito das vaias da torcida brasileira durante a competição.

Indicados

Homens
Usain Bolt (Jamaica)
Thiago Braz (Brasil)
Ashton Eaton (Estados Unidos)
Mo Farah (Grã-Bretanha)
Eliud Kipchoge (Quênia)
Conseslus Kipruto (Quênia)
Omar McLeod (Jamaica)
David Rudisha (Quênia)
Christian Taylor (Estados Unidos)
Wayde van Niekerk (África do Sul)

Mulheres
Almaz Ayana (Etiópia)
Ruth Beitia (Espanha)
Vivian Cheruiyot (Quênia)
Kendra Harrison (Estado Unidos)
Caterine Ibarguen (Colômbia)
Ruth Jebet (Bahrein)
Sandra Perkovic (Croácia)
Caster Semenya (África do Sul)
Elaine Thompson (Jamaica)
Anita Wlodarczyk (Polônia)