Treino de posterior de coxa para evitar lesões

Por Rick Pearson, da Runner’s World UK

Ponte unilateral
Foto: Shutterstock

As sessões de velocidade podem te ajudar a manter a forma física e melhorar o desempenho. Mas exagerar na dose também não faz bem. Se você aumentar repentinamente a quantidade de corridas de grandes velocidades na planilha, está colocando o seu corpo em risco e aumentando as chances de lesões. Veja como evitar com um treino de posterior de coxa simples e rápido. 

19 exercícios de estabilidade pós-corrida para evitar lesões

6 exercícios de fortalecimento para corredores iniciantes

Treinar o diafragma pode te ajudar a correr melhor

Um grupo de pesquisadores da Griffith University, em Queensland, na Austrália, fez um estudo interessante com jogadores da AFL (Australian Football League). “Ele deve servir de aviso aos jogadores e treinadores de que aumentos repentinos nas cargas de corrida de alta velocidade não são recomendados”, diz Steven Duhig, pesquisador de esporte e ciência do exercício. Repita este  treino de posterior de coxa que vai proteger as suas pernas: 

Como se preparar para um trail running?

Melhore seus exercícios para braços sem mudar a carga

Treino de posterior de coxa

Flexão nórdica

Treino de posterior de coxa: flexão nórdica
Ilustração: Runner’s World UK

Ajoelhe-se, com os tornozelos presos em algum lugar (ou peça para alguém segurá-los). Vá com o tronco para frente até seu limite, apoiando as mãos no chão ao final. 

Ponte unilateral

Treino de posterior de coxa: ponte unilateral
Ilustração: Runner’s World UK

Deite-se de costas com os joelhos dobrados e o bumbum no ar. Contraia o abdômen e levante uma perna. Fique na posição por por cinco segundos e depois repita com a outra perna.

Aposte nestas 5 dicas básicas de como perder barriga

Depois do treino de posterior de coxa: alongamento

alongamento
Ilustração: Runner’s World UK

Deite-se com uma perna reta no chão e uma esticada para cima. Suba a perna que estava no chão até que ela fique igual a outra. Volte. Repita 20 vezes de cada lado. 

Planilha de corrida para meia maratona de 12 semanas