Beukes Cremer

PRATICO CORRIDA desde pequeno, aos 6 anos, quando comecei a jogar rugby, esporte mais popular na África do Sul – país em que nasci e 2° colocado no ranking mundial dessa modalidade.

O TREINO PARA O RUGBY precisa muito da corrida porque chegamos a percorrer de 6 a 7 km por jogo. Cada partida dura 80 minutos, e nela fazemos sprints curtos e tiros à distância. Quem não está preparado não consegue chegar até o final.

GOSTO DE CORRER na academia e nos parques. Se tenho de me superar na distância, vou para a esteira, porque prefiro ouvir música para me distrair. O playlist é variado: desde rock, pop e MPB até gospel e sertaneja. Quando vou ao parque e corro ao ar livre, prefiro determinar metas de tempo. Corro de cinco a seis vezes por semana, geralmente descansando no sábado.

GOSTO MUITO de ir ao Parque Ibirapuera para me encontrar com outras pessoas, porque aqui no Brasil o povo é mais sociável que na África do Sul. Mas na hora de sair correndo, prefiro estar sozinho ou, no máximo, com uma pessoa.

NA ÁFRICA DO SUL é muito bom treinar ao ar livre porque temos lugares lindos, como Durban, Porto Elizabeth e Cidade do Cabo, onde existem muitas vinícolas, montanhas e paisagens deslumbrantes.

SONHO EM FAZER a Maratona Two Oceans, prova que percorre um dos cenários mais lindos que já vi em minha vida, entre os oceanos Atlântico e Índico. Ela é disputada tradicionalmente no sábado de Páscoa e começa em Newlands, segue por Muizenberg, Fish Hoek para terminar no campus da Universidade da Cidade do Cabo.

SEMPRE PROCURO bons tênis de corrida, tomando muito cuidado com os joelhos e mais ainda com as panturrilhas, que são partes muito requisitadas durante os jogos de rugby, na grama. Procuro me alongar muito depois dos treinos, para não comprometer a musculatura.

JOGO NA POSIÇÃO scrumhalf (espécie de meio de campo), e preciso estar muito bem preparado. Por isso nado para me recuperar das partidas e também pratico MMA, já que no rugby há muito contato físico entre os jogadores e uma das minhas funções é colocar o adversário no chão.