Mente campeã

É VERDADE QUE A IMENSA MAIORIA dos corredores não foi abençoada com os músculos rápidos ou o dom nato do relâmpago Usain Bolt. Mas algumas das características que você admira na elite – autoconfiança, concentração e comprometimento – estão dentro de você. Só é preciso acessá-las. As estratégias mentais a seguir são baseadas em estudos clássicos com atletas de ponta e nas mais recentes descobertas científicas em psicologia da performance. Estas dicas vão ensiná-lo a pensar, sentir e agir como um campeão, para que você consiga atingir todo seu potencial na corrida.

“ENXERGUE” O SUCESSO

Ao traçar um “desempenho ideal”, você deve mentalizar com clareza o que pretende conquistar. Quando visualizar seu cenário ideal de prova, inclua paisagens, sons, cheiros e emoções: como se sente na largada, na expectativa de mais uma corrida bem-sucedida; como é o sentimento de cruzar a linha de chegada forte e feliz, vendo um novo recorde pessoal no relógio.

SEJA POSITIVO

Identifique seus pensamentos autodestrutivos – “Sou péssimo nisso”, “Não sou rápido” – e desafie-oscom frases encorajadoras.Quando surgir uma emoção negativa, interrompa- a imediatamente. Por exemplo: “Meu tempo foi ruim. Estou estressado. Vou parar, respirar, apertar o botão reset e começar de novo de um jeito diferente e com segurança”.


VIVA O AGORA

Faça um esforço para focar e permanecer no momento presente. Corredores tendem a desenvolver um diálogo interno sobre como estão se saindo. Isso pode ser proveitoso, mas você corre o risco de analisar demais sua técnica ou ritmo, de se comparar com os outros e constantemente projetar seu tempo final. Concentre sua energia na execução, não na autoanálise. Faça seu melhor aqui e agora e resista à tentação de criticar o passado ou se estressar com o futuro. Ignore qualquer coisa que considere uma distração, como os outros corredores, o clima, a fadiga, pensamentos negativos ou o tédio.


VÁ EM FRENTE

Você turbina o poder da mente quando faz algo difícil várias vezes, principalmente quando é uma tarefa que você não queria executar. Nossa sociedade nos condicionou a acreditar que não deve haver desconforto. Mas o incômodo que sentimos em um treino desafiador é parte importante do processo de fortalecimento. Pense em evoluir especialmente em seus dias ruins, quando não estiver se sentindo na melhor forma (a menos, é claro, que esteja doente ou lesionado).

NÃO ENTRE EM PÂNICO

A maioria dos atletas de elite fica ansiosa antes e durante uma competição. Eles aceitam a ansiedade em relação à performance como algo perfeitamente normal e que pode aguçar o foco. Certo nervosismo é a prova de que eles se importam com o desempenho.Quando sentir um frio na barriga, lembre-se que um pouco de ansiedade é necessária para uma boa performance, e interprete a sensação como sinal de que está preparado.

AJUSTE SUA ENERGIA

Se você estiver mais devagar (por cansaço, desmotivação)ou muito “na pilha” (por estar animado ou pressionado demais), o desempenhonão será tão bom. A maioria dos atletas é hipoativa nos treinos (“Isso não tem importância”) e hiperativa nas provas (“Isso é tudo o que importa!). Da próxima vez que for correr ou competir, avalie seu nível de energia. E ajuste-o: música animada, por exemplo,pode ajudá-lo a entrar no ritmo, enquanto notas suaves podem acalmá-lo. Alongamento dinâmico e alguns tiros podem ajudá- lo a acelerar; sentar-se calmamente revisando sua estratégia de prova vai ajudar a desacelerar.

PROJETE AUTOCONFIANÇA

No dia da prova, o que sua linguagem corporal está dizendo?Você está sorrindo? Seus ombros estão para trás e o peito para frente? Pesquisas mostram que manter uma postura de autoconfiança por algunsminutos eleva significativamente os níveis de testosterona, reduz o cortisol e aumenta as sensações de poder e tolerância ao perigo.

ADMINISTRE O DESCONFORTO

É sempre melhor focar na execução do movimento, na postura certa e na boa respiração do que na sensação de pernas queimando. Forçar-se a sorrir durante um trecho difícil de uma prova pode ajudar a aliviara dor e a seguir em frente.

AVALIE O PROGRESSO

Examine regularmenteseus treinos e provas importantes. Faça trêsperguntas a si mesmo: 1)O que eu fiz de bom? 2) Oque preciso melhorar? 3)O que preciso mudar paraatingir o meu melhor? Esseprocesso vai ajudá-lo a dar crédito a sua evolução e aprender com os erros.

DESENVOLVA AMNÉSIA

Corredores de elite têm memória longa para o sucesso e curta para o fracasso. Todo atleta falha, mas os mais bem-sucedidos não ficam concentrados nos erros – aprendem, mas não gastam energia com eles. Preferem focar nas experiências positivas dos treinos e provas e seguir em frente.