Qual é a sua distância preferida?

Um dia desses, a minha amiga Deborah Aquino me perguntou perguntou qual é minha distância preferida nas provas. Eu disse maratona, mas depois fiquei pensando e cheguei à uma outra conclusão.

As sensações e os esforços são tão diferentes em cada tipo de prova que acabei percebendo que não tenho uma distância preferida, pois todas elas têm seu charme, suas delícias – e suas dificuldades.

Minha distância preferida é aquela para qual estou preparada no momento. Não gosto de sofrer à toa nem de ir despreparada para um desafio.Uma outra coisa que acho é que engana-se quem acha mais fácil correr 5km do que correr uma maratona, porque se você se dispõe a dar o seu melhor e chegar no seu limite, a prova curta exigirá tanto preparo quanto uma prova longa.

Cada distância tem suas especificidades e exige um tipo de treinamento, além disso os objetivos de cada pessoa também mudam. De repente aquelas 3h40 que você faz nos 42 km já não te satisfazem mais e você parte para outra intensidade de treinamento ou aqueles 20 minutos nos 5km já não parecem mais um tempo tão legal quanto você gostaria de chegar…

Meu corpo pode responder melhor em uma distância ou outra, mas não tenho uma preferida. Me sinto melhor em provas longas, pois não preciso fazer tanta força quanto numa curta, mas por outro lado gosto daqueles poucos minutos com gosto de sangue na boca e cheios de sofrimento.

Minha distância preferida é aquela que tenho como próximo objetivo. No meu caso hoje são os 10km do Movimento Pela Mulher e da Meia Maratona NikeWomen Victory Tour. Acho legal seguir uma sequência, aumentar gradativamente os objetivos, porque penso que quando ficamos boas nas distâncias curtas, é bem mais fácil ter sucesso nas longas.

Não menosprezo nenhuma distância e não acho que quem corre maratona ou ultra é mais importante do que quem corre provas curtas; o mais importante é se sentir segura e preparada para a distância que você escolher. Distância não define ninguém.